Arquivo

Namoro e amigos: é possível ter os dois?

Redação Lado A 20 de Junho, 2007 06h17m

COMPARTILHAR


A sugestão deste tema foi dada por um leitor do Nordeste. Ele havia lido o texto “Um fantasma chamado ex” e que ficou interessado em saber a minha opinião sobre este tema super comum. Resolvi responder com mais rapidez que o normal, considerando que ele pode realmente estar precisando.

Amigos são o que há de melhor no mundo. Não obstante, são o que há de mais raro também. Por isso, deve-se avaliar muito bem o que é um amigo. Não se deve iludir, achando que se tem aos montes. Amigo é aquele que quer o nosso bem, nada mais do que isso. E, ao encontrá-lo, pode ter certeza que este durará para sempre, mesmo que você se distancie por alguns anos.

Quando se está namorando, surgem os primeiros atritos: seja pela discordância da opinião dele, o amigo, seja pelas reclamações de que você o está trocando pelo atual namorado. Mas a relação de amizade também precisa respirar, precisa de tempos, para que não se torne sufocante. Amizade do tipo dependente pode ser prejudicial, assim como o amor que suga tudo ao seu lado e compromete projetos de vida e amizades. A palavra certa é equilíbrio.

A intimidade do casal deve ser preservada, para isso, os problemas do casal devem ficar entre os dois, evitando assim ser levado para terceiros. O que pode vir a prejudicar a amizade já que nenhum amigo gosta de ver o outro sofrendo, e sempre irá tender a dar como sugestão que este saia da relação. No fim, involuntariamente, coloca-se o amigo dentro da relação. Namorado e amigo são injustiçados pois criam uma imagem errada um do outro. Também não se deve fazer propaganda positiva, por razões óbvias.

Primeiro passo quando você encontrar uma pessoa a quem vá se dedicar mais do que ao seu amigo, é achar um namorado para este. Eu mesmo consegui esta proeza e deu certo. Até saímos juntos, nós 4. Nossa amizade parece distante, muitas vezes, mas sempre estamos lá quando realmente precisamos, até o namorado do meu melhor amigo hoje é um dos meus melhores amigos. Outras amizades ficaram um pouco mais distantes, já que passei a sair menos depois de que iniciei meu atual namoro, há três anos.

É natural esse distanciamento de baladas, amigos e do mundo quando se está namorando. Nosso namoro preservou os Msns e Orkuts da vida, mas cnheço muitos, héteros e gays, que apagam estes, em nome da relação deles. Já perdi grandes colegas por causa de namorados e hoje vejo que não valeu a pena, já que eu tive uma relação de coleguismo mais longa que os próprios namoros. Mas amigos que se vão por causa de namoros devem ser questionados. Amizades não têm data de validade, são como pactos para a vida e supostamente devem sobreviver a momentos péssimos e a relações que afastam os amigos. Se amigos brigaram por causa do namoro, era alguma coisa mal resolvida, não era amizade.

Se o seu namorado não gosta de algum amigo seu, tente explicar a importância deste na sua vida, o que passaram e o ele significa para você. Se for um ex ou alguém com quem já transou, classifique-o como “fantasma” (aquele que reaparece para assombrar a relação), pois o seu atual sempre o verá como ameaça ou como antecessor. O importante é negociar um contato civilizado e tentar buscar a aproximação deles. Se você não vai com a cara de algum amigo do seu parceiro, busque entender o porquê e tente despir-se de seus preconceitos. Ninguém acaba ou destrói mais a relação do que os próprios envolvidos. Abrir caminho para ciúmes e criar empecilhos para a formação da confiança mútua, que requer algum tempo, é uma forma de degradar a relação. Só dê espaço ao ciúme depois de ter certeza que vale a pena, até lá, os verdadeiros amigos já terão aparecido. Não vale a pena colocar a amizade de anos contra um namoro de duas semanas. Note bem: amizade são aquelas que você convive com a pessoa, conhece tudo sobre ela, a família, viu as fotos de infância… amigo de balada ou farra são outros quinhentos.

Depois destes bons seis meses, se a situação chegar a ficar crítica, comece a negociar os amigos que vão ter contato. Vai parecer um jogo estúpido de você vai parar de falar com esses que eu paro de falar com aqueles, mas pode dar certo, em último caso.

Com o tempo, seu parceiro se tornará seu maior amigo. Seus amigos mais próximos terão os melhores amigos deles e vocês marcarão programas juntos e tudo mais. O mundo de “casado” é complicado, mas não desanime. Infelizmente, para amigos solteiros, esse mundo não tem a menor graça… e eles não entendem nada sobre o assunto.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS