28 de junho tem manifestações em Curitiba e Porto Alegre

Para marcar o dia do Orgulho GLBT, grupos gays se reúnem em protesto contra a homofobia e em apoio à lei 122/2003 no Paraná e Rio Grande do Sul.


O Grupo Dignidade estará no calçadão da Rua XV de Novembro, próximo à boca maldita para recolher assinaturas para o projeto de lei 122/2003 que cria a lei nacional anti-discriminatória, que pune atos de preconceito contra homossexuais. A lei já passou pela Câmara dos Deputados e aguarda o aval do Senado para se tornar realidade.


Já o Grupo Desobedeça, de Porto Alegre, promete fazer duas manifestações para marcar a data, mesmo sem a autorização da Prefeitura da cidade. Segundo Roberto Seitenfus, presidente da ong, “a data não pode passar em branco” e não será aceita a remoção de local de concentração do evento, realizado tradicionalmente no Parque da Redenção. “ A prefeitura liberou durante este ano, manifestações públicas como o 1° de maio da CUT e atividades culturais como o baile da cidade, portanto, não aceitamos a desculpa da Secretaria do Meio Ambiente e do Prefeito Fogaça que desde o inicio do ano não liberam mais o Parque para manifestações públicas”, afirmou Seitenfus em comunicado.


A mini-parada acontecerá neste domingo, dia 1º. de julho, com concentração às 14h na rua Setembrina e seguirão até o Centro Comercial Nova Olaria, onde será entregue o prêmio de Direitos Humanos “Personalidades Que Desobedecem”, por volta das 17h. O centro comercial vem sendo local de intolerância racial, social e sexual, e deve ganhar críticas durante o evento.


Já amanhã, dia 28 de junho, data que marca a revolta de Stonewall em 1968, em Nova York, o grupo pretende tomar a Esquina Democrática, palco histórico de manifestações no Centro de Porto Alegre, para promover um ato protesto e conscientização da população sobre o projeto 122/2003. O grupo deve levar um trio-elétrico, mesmo sem autorização, ao meio-dia, e passar a tarde no local. Em outubro e novembro acontecem as duas já tradicionais paradas da cidade.

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa