Arquivo

Droga Virtual: testamos!

Redação Lado A 03 de Julho, 2007 13h37m

COMPARTILHAR


Um site promete ter criado a primeira droga virtual. Um programa de computador que estimula ondas cerebrais a responderem como se o organismo houvesse ingerido diversos tipos de drogas. O I-doser foi lançado no início deste ano e promete causar os mesmos efeitos e sensações de diversas drogas por meio de um sinal sonoro que a pessoa pode ouvir pelo computador. A técnica é chamada de brainwave binaural beat entrainment (sincronização de ondas cerebrais por som binaural) e alia dois sons de freqüência diferentes. Um fone de ouvido de qualidade deve ser utilizado para se tomar as “doses”.


Baixamos o programa de amostra grátis do site e fizemos o teste. A droga chamada de relaxante realmente consegue em 20 minutos provocar uma sensação de calma. Mas nada de sorriso ou esquecimento dos problemas como prometia. Ainda assim, não compete com uma música da Enya em termos de relaxamento.


Nosso estagiário-escravo disse não ter sentido nenhum efeito após “consumir” a i-dose “alcoólica” que, segundo o fornecedor, tinha a potência de 6 doses de gin. “Não acredito que tem gente que perde tempo com isso” disse, mas foi incapaz de entender este parágrafo e depois falou algumas besteiras como “estou com vontade de beber coca-cola”, o que provocou boas risadas por aqui.


Muitos acusam a droga de ser uma espécie de placebo, que a sensação criada viria de uma sugestão aceita pelo próprio usuário. O ambiente de relaxamento, isolamento seria semelhante a muitas técnicas de relaxamento. O maior grupo de usuários do i-doser no Orkut já possui mais de 15 mil membros, outro possui mais de 14 mil. Algumas histórias bizarras podem ser lidas lá, como a de uma avó que falou com esposo falecido depois de ouvir os sons do i-dose que seu neto ouvia. Hilário. Outros comentam sobre uma super dose, chamada de “Mão de Deus”, que causaria espasmos e efeitos colaterais.


O i-dose está se tornando mais um fenômeno da Internet. Uma das correntes diz que o programa é um estudo comportamental e que em breve seria revelado que o programa é uma farsa. O site oficial do produto oferece CDs, doses extras, entre outros produtos que imitam os efeitos das mais variadas drogas. De maconha a LSD. Uma das doses promete fazer o usuário controlar seus sonhos ou se lembrar deles. Parece ficção científica.


Segundo o site Wikipedia, o estudioso alemão Heinrich Wilhelm Dove descobriu em 1839 as batidas binaurais, com a experiência de criar a mesma freqüência cerebral com o auxílio de dois sons diferentes, quando a intercessão dos dois sons cria um novo som subsônico, capaz de interferir no cérebro. Especialistas que se pronunciaram, após o advento do programa i-doser, afirmaram que ele pode ser útil no tratamento de dependentes químicos e que estudos devem ser feitos para revelar as conseqüências reais deste produto.


Quem quiser testar, pose acessar o site e baixar o programa que utilizamos: www.i-dose.com (não esqueça de vir aqui comentar depois)

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS