Arquivo

Literatura nunca mais será a mesma depois de Harry Potter

Redação Lado A 26 de Outubro, 2007 18h46m

COMPARTILHAR


Joanne Rowling, autora da maior série de sucesso da literatura infanto-juvenil recente, marcou mais um ponto na imortalidade. Ela reintroduziu o hábito de leitura nas crianças e jovens de todo o mundo com livros robustos e ainda quebrou muitos preconceitos.

Encarou a acusação de promover a bruxaria e agora deve enfrentar chumbo grosso por revelar que um dos personagens de seus livros é homossexual. A autora mostrou que tem caráter, apesar de muitos afirmarem que foi mais um golpe de marketing, já que o fato foi citado fora das linhas dos sete livros. A questão é: o livro teria sido sucesso se ela colocasse um personagem gay desde o início? Dificilmente.

A autora aceitou o risco de ter boicotado seus dois últimos filmes e o último livro da série ainda não lançado em muitos países, como no Brasil. Ela não arriscaria tudo isso, mesmo sendo uma das mulheres mais ricas da Inglaterra. Joanne, com certeza, sairia ganhando mais ficando calada. E é assim que muitos gays fazem. Ela saiu do armário junto com Dumbledore. Quem disse que os alunos sabem que ele é gay? E se o motivo dele ser quietão e enclausurado é porque tem medo de ser rejeitado? E se ela fora anteriormente instruída a censurar essa parte em seus livros? Bem provável que censurassem.

Fora tudo isso, admitindo-se a existência no mundo de fantasia de Hogwarts os homossexuais, é possível que haja casais gays de alunos, outros mestres gays e casais de bruxos gays. A revelação de Joanne abre um novo universo, que a autora pode explorar.

O fato é que não existem muitos bons exemplos gays para crianças e jovens homossexuais. A integridade de Dumbledore pode mudar isso, as crianças podem ver que homossexuais podem ser pessoas competentes, bem sucedidas e amáveis. Infelizmente, o sucesso do poderoso mago não se reflete em sua vida pessoal e ele vive e morre sozinho.

Só há uma questão quanto ao fato de Dumbledore ser gay desde o primeiro livro: por que não convidaram o Sir Ian McKellen para o papel, já que ele sempre manifestou querer interpretar um grande herói homossexual?  Vai ver, ele será o tal amante no último filme da série.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS