Arquivo

Revista Lado A lança I Concurso Literário Talento A

Redação Lado A 02 de Dezembro, 2007 18h41m

COMPARTILHAR







ALTERAÇÃO NO REGULAMENTO

1 – Corrigimos a data de divulgação dos vencedores. Estava 2007 e o correto é 31 de março de 2008.

2 – Adicionamos a categoria POEMAS E POESIAS


Em comemoração aos dois anos de sucesso, a Revista Lado A, vencedora do XII Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas do Paraná como Projeto Jornalístico Livre, promove seu primeiro concurso literário para eleger entre seus leitores as melhores produções nas categorias: Reportagem, Conto Erótico, Conto não-erótico, Conto Infantil, Opinativo, Roteiro para Teatro ou Cinema e Relato.


O vencedor de cada categoria irá receber um prêmio de R$100 (cem reais) e ainda um troféu em festa comemorativa que será realizada no mês de março, em Curitiba, quando serão anunciados os vencedores. Para se inscrever, os concorrentes devem ser cadastrados no site da Revista e abordarem a temática gay de forma positiva. Os trabalhos serão publicados em coluna especial no site da revista e os vencedores na revista impressa.


Intitulado “Talento A” o concurso deseja envolver a comunidade na produção textual e descobrir novos talentos. A publicação de um livro com os trabalhos não está descartada.


Abaixo, consulte o regulamento do concurso, requisitos de cada categoria e leia a ficha de inscrição.



————————————————

I CONCURSO LITERÁRIO TALENTO A


REGULAMENTO


Objetivo
O presente concurso visa promover a produção cultural e valorizar o talento artístico dentro da comunidade GLS da Região Sul do Brasil. 


Participantes
O concurso é destinado a pessoas de todas as idades, sexo e orientação sexual. Não há restrição para origem dos candidatos. São admitidos pseudômios, desde que identificados corretamente na ficha de inscrição. Os participantes podem participar com quantos trabalhos quiserem, em quantas categorias desejarem.


Inscrições
Os textos devem ser enviados para o e-mail: talentoa@webapp76668.ip-50-116-63-163.cloudezapp.io ou impressos para: Revista Lado A – Caixa postal 10321 CEP 80730-970 Curitiba – PR, até a meia-noite do dia 13 de janeiro de 2008. É impreterível a apresentação da FICHA DE INSCRIÇÃO e respeito a este REGULAMENTO.


Categorias
Reportagem, Conto Erótico, Conto não-erótico, Conto infantil, Opinativo, Roteiro para teatro ou cinema, Relato Pessoal e Poemas ou Poesias.

REPORTAGEM

Produção que aborde algum fato verídico envolvendo a comunidade GLBT do Sul do país. Deve ser escrito em forma de relato jornalístico, em 3ª. Pessoa, e apresentar informações verídicas, parcialidade e estrutura de texto jornalístico. LIMITE DE SEIS MIL CARACTERES COM ESPAÇOS.

CONTO ERÓTICO
Texto sobre aventura sexual deve incluir USO DO PRESERVATIVO e tem tema livre, desde que aborde a temática sexual homo ou bissexual. Personagens com idade ou características de menores de 14 anos de idade não serão admitidos. Deve ser escrito em primeira pessoa e ter como cenário um local indeterminado ou o SUL. LIMITE DE SEIS MIL CARACTERES COM ESPAÇOS.


CONTO NÃO ERÓTICO
Produção romântica, de livre abordagem e estrutura, deve considerar como CENÁRIO O SUL DO PAÍS ou locais que identifiquem assim o cenário; O cotidiano homossexual ou a temática devem estar explícitas no texto. LIMITE DE SEIS MIL CARACTERES COM ESPAÇOS.


CONTO INFANTIL
Texto educativo, sem explicitar o ato sexual, mas abordando a diferença ou o preconceito por orientação sexual, visando transmitir valores de respeito à diversidade para crianças. O texto deve ser de fácil entendimento e tem estrutura livre. LIMITE DE SEIS MIL CARACTERES COM ESPAÇOS.


OPINATIVO
Categoria de tema livre, destinada aos textos opinativos acerca dos interesses da comunidade gay, lésbica, bissexual e trasgêneros. Deve citar fatos ou pessoas reais de forma moderada, ser atual, ter bons argumentos a favor e contra e terminar com uma conclusão sobre o tema levantado. LIMITE DE SEIS MIL CARACTERES COM ESPAÇOS.


ROTEIRO PARA TEATRO OU CINEMA
Categoria destinada a peças ou roteiros de cinema inéditos, com temática homossexual. De tema livre, deve ser apresentado na forma de um resumo, com diálogos, ou sinopse com o resumo de cada personagem. A homossexualidade deve fazer parte do tema ou o personagem principal deve ser bi, gay, trans ou lés. Documentários devem apresentar as devidas fontes a serem entrevistadas. LIMITE DE 10 LAUDAS.


RELATO
Texto em primeira pessoa, relatando fato verídico como violência sofrida, problemas familiares ou particulares, amorosos ou causos relativos à orientação sexual bissexual ou homossexual. Os textos devem ser assinados (mesmo que por pseudômio) e conter uma lição retirada da situação. Informações pessoais como infância devem ser verídicas, nomes de terceiros, locais, entre outros, entretanto, podem sofrer modificações para proteger a identidade do autor. O texto deve ser comovente e causar reação e identificação nos leitores. LIMITE DE SEIS MIL CARACTERES COM ESPAÇOS.

POEMAS E POESIAS
Texto e tema livre que abordem a homossexualidade de forma direta ou indireta ou preconceito a gays, lésbicas e trangêneros. Com ou sem lirismo, de estrutura a escolha do autor. LIMITE DE SEIS MIL CARACTERES COM ESPAÇOS.
   
Desclassificação
Os trabalhos que não forem enviados dentro do prazo estipulado, que não respeitarem as regras contidas em cada categoria ou não abordarem de forma positiva a homossexualidade serão retirados do processo que escolherá os melhores textos. Todos os trabalhos estão sujeitos à legislação vigente, não sendo admitido qualquer tipo de calúnia, difamação, perjúrio, ou quebra do direito autoral de terceiros. Os trabalhos devem ser inéditos e próprios.

Sobre o uso dos trabalhos
Todos os participantes do “I CONCURSO LITERÁRIO TALENTO A” concordam que a Revista Lado A poderá publicar por prazo indeterminado em meio eletrônico ou impresso, os trabalhos inscritos, sempre citando seus autores. O material enviado para a Caixa Postal da Revista Lado A não será devolvido.

Julgamento
Os trabalhos serão avaliados por comissão julgadora única para cada categoria (os mesmos jurados lerão todos os trabalhos) composta por três profissionais da área de Comunicação Social. Cada categoria terá 3 três jurados, como dito, com conhecimento comprovado na área a ser avaliada. Sendo uma lésbica, um gay e um heterossexual.

Os pontos a serem considerados serão: Criatividade, Coerência com o tema e Normas da Língua Portuguesa.

Vencedores
No dia 15 de março, será anunciada pelo site da revista a lista dos três trabalhos finalistas de cada categoria. Os ganhadores da cada categoria serão anunciados no dia 31 de março de 2008, no site da revista Lado A, e no dia 29 de março em evento a ser divulgado próximo a esta data, quando serão entregues os prêmios aos vencedores.

Prêmios

Cada categoria terá um troféu e duas medalhas para os finalistas. O vencedor receberá o troféu e um prêmio de R$100 (Cem reais), além de brindes que serão sorteados entre os finalistas. Os trabalhos vencedores ainda serão publicados na revista Lado A impressa ao longo do ano.



————————



I CONCURSO LITERÁRIO TALENTO A


 


FICHA DE INSCRIÇÃO


 


 



TRABALHO DESTINADO À CATEGORIA:


 


 


NOME COMPLETO VERDADEIRO / PSEUDÔMIO, SE PREFERIR



 


 







       /          / 19


DATA DE NASCIMENTO


 







                         – UF:


LOCAL DE NASCIMENTO


 


ENDEREÇO



 


 


 


TELEFONES



(     )


 


E-MAIL



 


 


 


LI O CONTEÚDO DO REGULAMENTO DO “I CONCURSO LITERÁRIO TALENTO A” E AFIRMO QUE TODAS AS INFORMAÇÕES ENVIADAS SÃO VERÍDICAS.


——————————————-

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS