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Quem não tem colírio usa óculos escuros

Redação Lado A 28 de Maio, 2008 01h56m

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Os óculos escuros já foram muito usados para apagar vestígios de “quem não tem colírio”, segundo Raul Seixas. Hoje eles representam modernidade e beleza, além de quebrarem um galho ao evitar a incidência dos raios de sol sobre a retina.
 
A primeira lente escura de que se teve notícia foi uma lâmina verde do imperador Nero, no século 1. Especula-se que ele era muito loiro ou albino e, por causa dos olhos claros, não via bem as apresentações nas arenas. O primeiro par de óculos com lentes escuras e armação, pesado e desconfortável, surgiu na Alemanha, no século 13. Foram os franceses, no século seguinte, que deram um novo design ao acessório e o nome de pince-nez (pinça de nariz), porque ficava preso na ponta do nariz. O modelo com duas hastes laterais, como os atuais, entretanto, só surgiu no século 17 e, até o século 20, era feito sempre com lentes verdes.

Desde o início da década de 30, logo após a crise de 29, quando as pessoas passaram a valorizar a vida ao ar livre, os esportes e quando houve uma explosão de consumo, os óculos de sol viraram objetos de desejo e símbolos de status. Eram os bons tempos, em que famílias inteiras curtiam bons momentos à beira mar, período em que as roupas de banho e os óculos escuros eram itens obrigatórios nos figurinos.Na década de 60, o cristal pesado das lentes, foi substituído pelo acrílico e pelo policarbonato e os óculos tornaram-se símbolo glamour e rebeldia.

Antes tidos como símbolos de intelectualidade e sabedoria, os óculos ultrapassaram esta barreira, são vistos como acessórios e chegaram ao mundo da moda. Agora, indicam estilo, uma marca pessoal, tornaram-se verdadeiros objetos de desejo para muita gente. Daí a necessidade de pesquisar e conhecer muito além das tendências de moda, mas também o comportamento do consumidor, que está cada vez mais exigente e individualizado querendo mostrar sua identidade por meio de novos símbolos.

A função real do óculos escuro é curvar os raios de luz para que eles não atinjam a retina. Mas, como nesse mundo “está na moda tudo virar moda”, o protetor ocular virou acessório dos modernos e descolados, assim como dos chiques e intelectuais. E para os meninos vale o investimento, já que, como diz o estilista Tom Ford, os óculos escuros são uns dos poucos acessórios que os homens podem investir.

De uns anos pra cá, virou febre e praticamente todo mundo tem um óculos escuro na bolsa. Tem gente que se sente poderosa ao colocar o acessório no rosto, já reparou? As celebridades adoram, dia e noite por aí dando “close” com máscaras e aquele tradicional modelo “Ray-Ban”, nomeado aviador, que deixa os homens parecidos com os policiais do seriado “Chips”, lá dos anos 80!

Mas alguns cuidados devem ser tomados na hora de escolher seus óculos de sol:
Não basta escolher um modelo descolado e que seja tendência. Segundo especialistas, é necessário, primeiramente, adequá-lo às atividades em que vai ser usado. No caso de esportes outdoor, isso é crucial.

Outro motivo para ficar alerta é se a lente do modelo escolhido possui filtros protetores. Elas são responsáveis por fazer uma blindagem contra raios luminosos nocivos. Esses raios, da mesma forma que aumentam o índice de doenças de pele, aumentam a incidência de doenças oculares. Os raios ultravioletas nocivos podem trazer catarata e doenças degenerativas de retina.

Seja moderno ou seja retrô, o modelo a ser escolhido precisa acima de tudo refletir estilo. Agora uma regra é básica se você quer manter aquele ar de “inatingível” atrás de lentes escuras, escolha as de tamanho bem grande!

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

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