Arquivo

40 % nunca fizeram teste de HIV

Redação Lado A 04 de Julho, 2008 16h22m

COMPARTILHAR


Foi com surpresa que colhemos o resultado da nossa pesquisa semanal, desta vez abordando o teste de HIV. “Você já fez o teste de HIV?”, teve o surpreendente resultado de que 40% dos 117 internautas que responderam à pesquisa nunca fizeram o teste! Número superior àqueles que já fizeram ao menos uma vez (24%), dos que fazem periodicamente (17%) e dos que já fizeram algumas vezes (19%).


Dado que o uso do preservativo não se dá em TODAS as relações sexuais com a maioria das pessoas, dados de outra pesquisa nossa, é curioso que as pessoas não saibam a sua sorologia. Por isso, estamos encampando a idéia de que todas as pessoas sexualmente ativas devem fazer ao menos uma vez o teste, principalmente se entraram em situação de risco (transaram sem o preservativo).


Em 2003, o Programa Nacional de Aids realizou a campanha Fique Sabendo, que utilizou artistas e testes em locais de freqüência jovem para incentivar as pessoas a fazerem o teste. A idéia é mais ou menos essa: fique sabendo. O diagnóstico precoce é importante para o controle da epidemia e para o tratamento de quem precisar. Além disso: o teste e o tratamento são gratuitos.


Basta procurar um CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) que conta com apoio e orientação psicológica antes e depois do resultado. O teste é sigiloso, o resultado é só seu. Veja no site http://www.aids.gov.br/ o CTA mais próximo de você! 
 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS