Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro apresenta exposição homoerótica

Redação Lado A 07 de Agosto, 2008 06h12m

COMPARTILHAR


No Rio de Janeiro, a exposição “Obras Raras e Homoerotismo – Tesouros Bibliográficos Sobre o Prazer Entre Iguais” apresenta produções do passado que fazem referência a homossexualidade. A mostra está na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e reúne 21 obras selecionadas por Ana Virginia Pinheiro, chefe da Divisão de Obras Raras.

Entre o material exposto, bíblias que pertenciam à princesa Isabel e expressavam claramente a proibição do coito entre homens, livros do século 16 e 20, manuais de desenho onde o nu masculino ganhava evidência e até a famosa biografia de Hitler, Mein Kampf.

As obras foram resguardadas por bibliotecários isentos em relação à política e os costumes preconceituosos da época. Consideradas malditas e infernais, ficaram por séculos escondidas na Biblioteca Nacional e agora retornam aos cidadãos para mostrar que na arte, não é a orientação sexual que define um mestre.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS