Arquivo

Solidão – O mal do Século!

Redação Lado A 11 de Novembro, 2008 19h07m

COMPARTILHAR


Quantas vezes não nos sentimos só? Estar em meio a uma multidão não necessariamente nos isenta desse sentimento. Sentir solidão para nós gays faz parte de nosso desenvolvimento de personalidade, afinal de contas, raros são os casos onde o adolescente gay possui alguém para conversar sobre seus confusos desejos e questionamentos. Desde muito cedo temos de aprender a lidar com a solidão, sozinhos.

Quero apenas falar de três tipos de solidão que todos passamos ora ou outra em nossos dias. Primeiramente é ficarmos sós, é quando temos aquele momento só nosso onde podemos fazer aquilo que não conseguimos na frente de outras pessoas. Todos temos e precisamos desse momento de prazer que é necessário para nossa cabeça ficar em ordem. Momento de concentração e análise. É a solidão boa!
Outro momento é estarmos só. É quando estamos procurando alguém para um relacionamento amoroso, amistoso ou familiar. Somos seres sociais e queremos estar com outros sempre, não importa se são amigos, familiares ou amantes. Precisamos desse convívio para crescermos como indivíduos em uma comunidade.

Engraçado que os gays elegem lugares como se fossem redutos para viverem próximos uns dos outros, livremente com todos os seus desejos, hábitos e experiências. São esses lugares boates, saunas, bares, entre outros. Parece que para um gay é mais fácil ser livre em lugares onde existam outros gays para expressarem com ousadia sua forma de ser e existir para o mundo.

Quero frisar a maneira mais preocupante da solidão, o sentir-se só! Tantas vezes estamos em lugares com amigos, familiares e o amor de nossas vidas, mas ainda sentimos a solidão. É um estado de espírito que leva a depressão e a angústia.

Temos de aprender um grande segredo (e é claro que vão cair matando em cima de mim) ESTAMOS SÓS. Mas estarmos sós é reconfortante, pois todos estão sós, e isso nos faz iguais uns aos outros.

Não podemos presumir se nossos familiares irão durar eternamente, ou que casaremos ou permaneceremos casados. Nossos amigos não vêm com um prazo de validade maior que o nosso e nem nosso cãozinho vai durar mais do que duas décadas. Essa é a verdade, mas não é a única.

Precisamos cuidar e amar a nós mesmos todos os dias. Isso inclui muitas vezes conversar conosco e jogar fora a culpa e a exigência exacerbada que temos em nossa vida. Podemos ser felizes estando sozinhos, desde que comecemos a nos conhecer e nos respeitar.

Aprenda a fazer o que gosta, vá ao cinema, vá caminhar, faça compras e se permita fazer o que deseja seu melhor amigo: você! Eu sou a melhor companhia para mim mesmo. Quando isso deixar de ser uma verdade teórica e passar a ser uma verdade prática, nunca mais nos sentiremos só!

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS