Obama estuda fim de proibição de gays nas Forças Armadas

Redação Lado A 06 de Abril, 2009 19h29m

COMPARTILHAR


O presidente Barack Obama está mesmo disposto a promover discussões no Congresso. Obama iniciou consultas entre os meios militares americanos para poder conseguir apoio para que seja derrubada a lei que proíbe gays e lésbicas assumidos nas Forças Armadas.


De acordo com reportagem publicada na edição deste domingo, do jornal O GLOBO, o secretário de Defesa, Robert Gates, reconheceu ter conversado sobre o assunto com o presidente. Obama quer acabar com a política adotada em 1993 pelo então presidente Bill Clinton que baniu homossexuais assumidos das Forças Armadas americanas e que tornou-se conhecida pela expressão “don´t ask, don´t tell” (“não pergunte, não conte”).


Depois de consultar os militares, Obama decidiu assinar a declaração da ONU apoiando a descriminalização da homossexualidade, já assinada por 66 países, inclusive o Brasil. Além disso, a deputada californiana Ellen Tauscher apresentou na semana passada na Câmara dos Representantes um projeto de lei requerendo o fim da proibição a homossexuais assumidos nos meios militares, o que vai levar o assunto a debate parlamentar em breve.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS