Arquivo

Manifestantes presos na Califórnia após veto do casamento gay

Redação Lado A 29 de Maio, 2009 14h36m

COMPARTILHAR


Parece mesmo que ainda se dará muita confusão e desordem na Califórnia após o veto a casamento gay ter sido oficialmente confirmado. Nesta terça-feira, centenas de manifestantes se reuniram em frente ao Tribunal de São Francisco.

Eles traziam cartazes e bandeiras do arco-íris (símbolo do movimento gay) nas mãos. Com um percentual de 52% de votos foi banido o casamento gay no estado, conforme desejos dos apoiadores da Proposição 8, que levou o assunto no ano passado a um pleito.
Foi necessária a intervenção da polícia para conter os manifestantes que chegarem inclusive a fechar umas das vias de acesso ao tribunal. Mais de 150 manifestantes foram presos e liberados logo em seguida. Cinco dos 50 Estados americanos reconhecem o casamento entre pessoas do mesmo sexo, atualmente. São eles: Maine, Vermont, Massachusetts, Connecticut e Iowa.

A Corte Suprema da Califórnia se defendeu afirmando que apenas retiraram o termo “casamento” para os enlaces de casais do mesmo sexo. Ativistas prometem continuar a saga de protestos por todo o país, até que alguma ação verdadeiramente eficaz seja providenciada.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS