Arquivo

Gaúcho participa do I Congresso Mundial sobre Direitos Humanos, Orientação Sexual e Identidade de Gênero

Redação Lado A 21 de Maio, 2009 22h11m

COMPARTILHAR


Rolou no último dia 15 na Assembléia Nacional de Paris, o I Congresso Mundial sobre Direitos Humanos, Orientação Sexual e Identidade de Gênero. O evento foi promovido pela França em parceria com a Noruega e Países Baixos.


O evento além de marcar o Dia Mundial contra a Homofobia, serviu para definir as diretrizes a seem seguidas em favor aos Direitos Humanos, a orientação sexual e identidade de gênero. Estava presente no evento o presidente do Grupo SOMOS de Porto Alegre, Alexandre Böer.


A organização é afiliada ao ABGLT e a ILGA e visa ao amparo e assistência do público GLBT no Rio Grande do Sul. Alexandre discursou no plenário, onde pôde contar suas experiências vividas no Brasil bem como sugerir melhorias. Estava presente ainda Laudemar Aguiar, Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil na França.


A secretária de estado da França, Rama Yade anunciou ainda a criação de um Fundo específico, onde a França e a Noruega já se comprometeram com um orçamento inicial de 50 mil euros para auxiliar na sustentabilidade das ONG que trabalham no enfrentamento da homofobia e transfobia. Roselyne Banchelot, Ministra da Saúde da França, afirmou, também, que irá publicar em breve um decreto em seu país que irá retirar a transexualidade da classificação dos distúrbios psiquiátricos longos.


O ponto alto do evento ficou por conta do discurso do deputado de Israel Nitzan Horowitz que foi o primeiro membro gay assumido a ser eleito no Parlamento de Israel e que sua luta tem sido não só no legislativo, mas, também, na busca por sensibilizar as autoridades de Israel para a construção de políticas antidiscriminatórias e amenizar o sofrimento dos LGBT da Palestina que pleiteiam asilo em Israel, afinal seu país vizinho é considerado um dos mais homofóbicos e violentos do mundo.


Uma cerimônia cheia de momentos fortes e vibrantes onde o que ponderou mesmo foram as idéias propostas para a melhoria do público GLBT de todo o mundo. Esperamos que estas e outras melhorias sejam postas em prática logo.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS