Nova pesquisa traça patamar da homofobia no Brasil

Redação Lado A 26 de Maio, 2009 21h27m

COMPARTILHAR


Uma pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo e que foi divulgada no dia 14, mostra dados alarmantes sobre a homofobia no Brasil. O resultado desta pesquisa impactou com as ações destacadas durante o 6º Seminário Nacional pela Cidadania LGBT realizado em Curitiba.


Os dados revelam que quase metade dos brasileiros, 45%, assumem ter preconceito médio ou alto contra gays. Além disto, 25% das pessoas se auto-avaliaram como sendo homofóbicas, ou seja, não toleram homossexuais ou assumem ter ódio. O assunto é grave e preocupa.


Para Gustavo Venturi, coordenador da pesquisa e professor de sociologia da USP este é um dado de preconceito bastante elevado, preocupante. De qualquer forma durante o Seminário foi divulgado um Plano Nacional LGBT, que viabiliza a melhoria para o público GLBT.


Algumas ações foram propostas nas áreas da política e pública para erradicar de vez o preconceito no país. A criminalização da homofobia é uma delas, além da legalização da união estável e regulamentação do nome-social para travestis e transexuais. Ações como estas devem ser incentivadas e pulverizadas por todos os estados disseminando o respeito ao público GLBT.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS