Preconceito rege o ambiente escolar, revela nova pesquisa

Redação Lado A 19 de Junho, 2009 02h15m

COMPARTILHAR


Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira,17, revela que 99,3% do ambiente escolar é atingido pelo preconceito. O estudo faz parte de uma ação para que se transforme a escola num ambiente de diversidades e respeitos às diferenças com o intuito de erradicar a homofobia.

Foram entrevistados cerca de 18,5 mil alunos, pais, mães, professores e funcionários de escolas públicas de todo o país. A pedido do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a pesquisa Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar revelou alguns dados chocantes, que 96,5% dos entrevistados têm preconceito com relação a portadores de necessidades especiais, 94,2% têm preconceito étnico-racial, 93,5% de gênero, 91% de geração, 87,5% socioeconômico, 87,3% com relação orientação sexual e 75,95% têm preconceito territorial.

A pesquisa revelou ainda que não existe alguém que tenha preconceito em relação a uma área e não tenha em relação a outra. A maior parte das pessoas tem de três a cinco áreas de preconceito.
Para José Afonso Mazzon, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e coordenador da pesquisa o fato de todo indivíduo ser preconceituoso é generalizada e preocupante.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS