Documentário Documentário For the Bible tells me so fala do ódio religoso contra homossexuais

Você já ouviu falar no filme “For the Bible tells me so”?, que em tradução livre ficaria “Pois a Bíblia me disse assim”, que ganhou desta que no Festival de Sundance em 2007. O documentário traça a história de cinco famílias católicas e protestantes que tiveram que enfrentar seus próprios preconceitos diante da revelação da homossexualidade de alguns de seus membros.


O filme traz o questionamento de alguns textos bíblicos em posição à sua leitura homofóbica. Um dos protagonistas do documentário é Gene Robinson, bispo da diocese de New Hampshire, da Igreja Episcopal. Abertamente gay, o bispo tinha uma relação de 15 anos com seu companheiro, o que intimidava e muito os mais conservadores, e culminou numa grave crise dentro da comunidade anglicana.


Dentre os mais conservadores, estavam 19 bispos que ameaçaram publicamente com um cisma, e a cerimônia de elevação de Robinson acabou marcada por ruidosos protestos, de um lado, e por manifestações de apoio que reuniram cerca de quatro mil pessoas de outro, algo incomum em uma cerimônia religiosa.


Uma das histórias mais fortes do documentário é a de uma mãe que rejeitou sua filha depois de ela lhe ter dito que era lésbica, afastando-se dela até que, nove meses depois de seu último contato por carta, a jovem decidiu tirar sua própria vida.


O documentário mostra ainda algumas condutas ditas “imundas” pela Igreja, como a de “vestir roupas com a mistura de fios”. Essas e outras visões homofóbicas podem ser observadas neste excelente documentário utilizado por muitos inclusive como material de pesquisa. O filme mostra de forma verdadeira e sincera as “sujeiras” muitas vezes escondidas pelas igrejas. Mostra também que sempre há um outro ponto de vista de um mesmo assunto e que questões como racismo e preconceito devem ser cada vez mais abordados, sobre tudo nas igrejas, que pregam amor.


Recentemente utilizado pelo Grupo Dignidade, de Curitiba, em uma de suas reuniões, o filme serviu como ponta inicial para o debate entre mães de filhos gays e demais participantes sempre com o foco no tema homossexualidade. Uma excelente dica para políticos e formadores de opinião. Assista o trailer do documentário no link abaixo:


http://www.youtube.com/watch?v=ajBR0dq0XXk


O vídeo está disponível em inglês no You Tube, em nove partes: http://www.youtube.com/watch?v=04AVRslVRbY

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa