Rede TV condenada a indenizar casal de lésbicas

Redação Lado A 29 de Julho, 2009 20h31m

COMPARTILHAR


A emissora Rede Tv! Foi condenada a indenizar com 80 salários mínimos um casal de lésbicas que participou recentemente do programa Super Pop apresentado por Luciana Gimenez. As informações são do site “Consultor Jurídico”.


A ação foi movida pela a psicóloga Valéria Melki Busin e a servidora pública Renata Junqueira de Almeida que são militantes do movimento LGBT e alegaram que houve discriminação pela orientação sexual durante exibição do programa.


A idéia inicial do programa ao qual as duas foram convidadas a participar era discutir a homossexualidade e o preconceito na sociedade. Porém o que foi visto foi um grande desrespeito e deboche, segundo o casal.


 Já na abertura do programa os caracteres mostravam na tela a seguinte frase: “Barraco, Gays brigam para adotar filhos”. Ainda segundo o casal, o clima durante o programa foi “hostil” e “bizarro”.


Também foi movida uma ação contra o advogado Celso Vendramini (participante do debate), acusado pelo casal de “trazer informações injuriosas” aos homossexuais em geral. A emissora alegou em sua defesa que o objetivo do programa era trazer ao público um “melhor esclarecimento sob o assunto”.


A emissora afirmou ainda que em momento algum as duas mulheres foram obrigadas a participar do programa e que a discussão não foi premeditada, podendo as duas se ausentarem da polêmica gerada.


O juiz Mário Sérgio Leite, responsável pelo caso, rebateu a tese de que o programa não foi premeditado e afirmou ainda que houve excessos durante a exibição do programa, com comentários que violaram a honra e a imagem do casal. A emissora ainda pode recorrer da sentença.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS