Nesta terça-feira, dia 10, um grupo de trabalho se reuniu para discutir as ações do Governo do Paraná voltadas à comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, travestis e transexuais. A reunião teve a coordenação do secretário de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, e a participação do delegado-chefe da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto, do secretário da Saúde, Gilberto Martin, e do diretor-geral da Secretaria da Educação, Ricardo Bezerra, e de alguns líderes do movimento gay paranaense.
“O Governo do Paraná tem desenvolvido políticas afirmativas em relação à comunidade LGBT, desde 2003. Transformamos em um grupo todas as organizações ligadas a este movimento, ao lado dos representantes das secretarias que estão mais diretamente ligadas às questões que envolvem os direitos dessa população”, disse Nizan.
Uma lei estadual contra a homofobia foi o primeiro tópico colocado na lista de reivindicações, o pedido já havia sido citado no ano passado, em reunião preparatória para a I Conferência Nacional LGBT. Uma nova reunião já está marcada para a próxima terça-feira (17), às 11h, na sede da Secretaria de Assuntos Estratégicos e mais pessoas deverão ser convidadas a participar do grupo.
O grupo de trabalho foi criado pelo governador Roberto Requião após a repercussão de um comentário seu, no qual afirmou que o aumento do câncer de mama em homens estava relacionado com o aumento das Paradas Gays, no final do mês passado.