Arquivo

Walcyr Carrasco lança coleção de livros infantis contra o preconceito, um deles com casal gay

Redação Lado A 20 de Abril, 2010 18h16m

COMPARTILHAR


Uma singela coleção de pequenos livros infantis, da editora Ática, do Abril Educação, deve mudar as discussões nas salas de aula. Indicada para alunos do ensino fundamental, a coleção Todos Juntos, do escritor infantil e novelista global Walcyr Carrasco aborda os errantes temas da ética e cidadania.


A coleção é composta inicialmente de três títulos. “Meus Dois Pais”, que conta a história de um menino que tem um pai homossexual; “Pituxa, a Vira-Lata” sobre uma garota esnobe que ignora o cachorro vira lata que tem em casa; e “Ararinha de Bico Torto” que faz uma alusão sobre portadores de deficiências físicas.


A sinopse de “Dois Pais”, o livro com tema gay, é bastante madura e não faz alusão com animais, indo direto ao ponto: “Os pais de Naldo se separam, e ele fica morando com a mãe. Depois de um tempo, seu pai passa a dividir o apartamento com Celso, um amigo que cozinha muito bem. A mãe do menino recebe uma proposta de promoção, mas precisa mudar de cidade e não quer que o menino troque de escola no meio do ano. Naldo não consegue entender muito bem por que a mãe e a avó não querem que ele fique morando com o pai. O garoto acaba indo morar com o pai e Celso, e começa a notar conversas estranhas por parte dos colegas, da avó e da mãe. Finalmente, um colega conta para ele que está proibido de ir à sua casa porque o pai de Naldo é gay. O menino fica revoltado, principalmente com Celso, e acaba indo morar com a avó. A reconciliação acontece no aniversário de Naldo: sua mãe convidou o pai e Celso para festa, e Celso é quem prepara o bolo de aniversário. O menino entende que as pessoas podem ser diferentes e o mais importante é ter uma família que o ama”.


Os livros seguem o Novo Acordo Ortográfico, tem 40 páginas, ilustrados maravilhosamente e já estão à venda por R$ 24,90.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS