Arquivo

Consulado de Portugal no RJ celebra primeiro casamento gay

Redação Lado A 24 de Junho, 2010 21h53m

COMPARTILHAR


O governo de Portugal permitiu a celebração do primeiro casamento gay, pela legislação portuguesa, em solo brasileiro. Denise Jorge, 47, e Vera Linhares, 60, são o primeiro casal lésbico a se casar no Brasil nesses moldes. A cerimônia foi realizada no consultado português no Rio de Janeiro, nesta última quarta-feira, 23 de junho, onde Denise, que é portuguesa, trabalha.


Abreve cerimônia de casamento civil que contou até com padrinhos, seguiu de lembrancinhas para os convidados e brinde com champagne. O casal convive em união estável há mais de 15 anos e agora pôde usufruir da lei que aprova a união de pessoas do mesmo sexo, que entrou em vigor em Portugal em maio. “Acompanhei o desenrolar do projeto. Minha dúvida era se o presidente de Portugal iria promulgar a lei. No dia em que ele tomou a decisão, pedi a Vera em casamento. Afinal, ela é mais do que um amor para mim, é minha companheira, amiga e família”, declarou Denise ao jornal carioca O Dia.


Vera Linhares passa a ser dependente de Denise Jorge no Imposto de Renda e, no caso da morte de uma delas, a outra terá o direito de receber pensão do governo português. Embora casadas, as duas não planejam ter filhos. Com o casamento, Vera poderá desfrutar de sua a lua-de-mel, com tempo de licença previsto por lei.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS