Arquivo

IFSC autoriza uso de nome social para travestis e transexuais

Redação Lado A 01 de Junho, 2010 19h27m

COMPARTILHAR


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, com sede nas cidades de Florianópolis, São José, Chapecó, Jaraguá do Sul e Araranguá, determinou que todos os campi da instituição aceitem o nome social de travestis e transexuais em todos os documentos internos da instituição. A exceção fica por conta dos históricos, declarações e diplomas da instituição, mas na formatura o nome usado durante a cerimônia terá que ser o escolhido pelo(a) aluno(a).


Para ter o direito validado, os alunos transexuais e as travestis precisaram solicitar a alteração formalmente. A deliberação assina no dia 05 de abril pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão fazem parte do Plano de Inclusão 2009-2013, discutido em reuniões do grupo e já está em vigor.

O documento afirma em seu primeiro parágrafo ““Fica determinada a possibilidade da inclusão do nome social de travestis e transexuais nos respectivos registros acadêmicos de todos os campi do Instituto Federal de Santa Catarina, em respeito aos Direitos Humanos, à pluralidade e à dignidade humana, a fim de garantir o ingresso, a permanência e o sucesso de todos no processo de escolarização”.


Nome social, segundo a deliberação, “é aquele por meio do qual travestis e transexuais são reconhecidos, identificados e denominados no meio social, no ato da matrícula ou a qualquer momento, no decorrer do ano letivo”.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS