Arquivo

Lésbicas são as primeiras a casar em Portugal

Redação Lado A 08 de Junho, 2010 20h05m

COMPARTILHAR


O primeiro casamento gay realizado em Portugal, depois que o país autorizou o casamento gay no mês passado, foi de um casal de lésbicas de Lisboa. Teresa Pires e Helena Paixao, juntas desde 2003, oficializaram a união na segunda-feira, dia 7, às 9h da manhã, no 7° Cartório da capital portuguesa. A lei que criou o casamento gay foi aprovada em janeiro pelo Parlamento mas foi apenas no mês passado que o presidente Aníbal Cavaco Silva assinou a lei e autorizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo.


Teresa e Helena possuem duas filhas de casamentos anteriores e se casaram em um cartório. “Esta é uma grande vitória, um sonho se tornando realidade”, afirmou Teresa para a imprensa. O casal participou ativamente das audiências e eventos para discutir o casamento gay no país. Em 2006, elas foram até o cartório da Av Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, e tiveram o pedido de oficialização da união negado. Desta vez, após mudar a legislação do país, elas voltaram ao local para serem reconhecidas como casadas pela lei.

Portugal é o sexto país europeu e o oitavo do mundo a permitir a união entre homossexuais com os mesmos benefícios concedidos aos casais heterossexuais. Até 1982, ser homossexual era crime no país. O presidente, ao aprovar a lei, justificou que Portugal deveria se concentrar para enfrentar a crise econômica e que aprovaria a lei para não perder o foco das discussões.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS