Arquivo

Maioria dos brasileiros é contra a adoção por casais homossexuais

Redação Lado A 08 de Junho, 2010 20h01m

COMPARTILHAR


Atualmente, 51% dos brasileiros são contra a adoção de crianças por casais do mesmo sexo e 39% são favoráveis informou uma pesquisa do Instituto Datafolha publicada na semana passada. Os mais jovens, mulheres, as classes mais altas e com maior grau de instrução apóiam mais a adoção por homossexuais. Os evangélicos são os que mais rejeitam a idéia. A Datafolha ouviu 2.660 pessoas em todo o país realizada entre os dias 20 e 21 de maio. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.


Entre os jovens de 16 e 24 anos, 58% acreditam que gays devam adotar, já entre os com mais de 60 anos, apenas 19% são favoráveis. Entre os católicos, 41% aceitam a união de crianças por casais formados por pessoas do mesmo sexo. Já entre os evangélicos, a desaprovação chega a 71% com apenas 22% favoráveis.


Entre as mulheres, a aceitação é de 44% contra 33% verificada no universo masculino. Entre os que possuem maior renda, aqueles com renda superior a 10 salários mínimos, 49% apóiam a adoção de crianças por homossexuais. Já entre os que ganham até dois salários mínimos, a aprovação cai para 35%. O mesmo se reflete no grau de escolaridade, entre as pessoas com nível superior, 50% apóiam a adoção contra 28% verificados entre as pessoas que possuem apenas o ensino fundamental.


A pesquisa foi encomendada após o Supremo Tribunal de Justiça dar ganho de causa a um casal de lésbicas em um caso de adoção, em abril. O caso ainda cabe recurso mas já pode ser utilizado como jurisprudência nos tribunais e ajudar os casais homossexuais que desejam adotar.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS