Arquivo

Portugal registra três casamentos gays em apenas uma semana da lei aprovada

Redação Lado A 15 de Junho, 2010 18h06m

COMPARTILHAR


Portugal tornou-se o sexto país da Europa e o oitavo do mundo a permitir casamento entre pessoas do mesmo sexo. Com a permissão, desde a semana passada, no dia 7 de junho, os cartórios portugueses já registraram três casamentos entre homoafetivos, dois de mulheres e um masculino.


Teresa Pires e Helena Paixão, ambas ativistas gays, celebraram o primeiro casamento daquele país. Juntas desde 2003, já foram casadas e tiveram filhos em suas uniões heterossexuais. As duas haviam tentado se casar em 2006, quando seu pedido foi negado por um cartório, desde então partiram para a luta para garantir seus direitos.


Embora a lei tenha sido aprovada, o presidente Aníbal Cavaco Silva sempre se mostrou contra a medida. No entanto, eximiu-se de seu poder de veto alegando que a maioria dos legisladores liberais seria contra sua decisão. Para o presidente, Portugal deveria concentrar seus esforços para combater a crise econômica, “em vez de ficar perdendo tempo”, declarou.


Contudo, Teresa e Helena afirmam que não irão deixar de lutar pelos direitos dos gays, e que agora irão brigar pela adoção por casais homossexuais. Vale lembrar que homossexualidade em Portugal era crime até 1982.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS