Arquivo

Jovem iraniano é condenado à forca acusado de ser homossexual

Redação Lado A 13 de Julho, 2010 19h42m

COMPARTILHAR


O jovem iraniano Ebrahim Hamidi foi condenado à morte por forca no Irã, na última quinta-feira, dia 8 de julho. O jovem e mais três amigos foram acusados de terem mantido relações homossexuais, porém, somente Hamidi ao recorrer da sentença teve a mesma confirmada.


“Ebrahim Hamidi é atualmente o único jovem acusado de sodomia e condenado à morte que tem a sorte de ter um advogado e seus pais para apoiá-lo nesta questão”, disse Saghi Ghahramani, presidente da associação de defesa dos gays iranianos localizada em Toronto, Canadá.


O presidente Lula, procurado pela imprensa brasileira para dar algum posicionamento em relação a sentenças de morte no Irã, não foi encontrado. Recentemente o presidente do país árabe, Mahmoud Ahmadinejad, esteve no Brasil a convite do presente Lula, ato amplamente criticado pelos governos mundiais e ativistas nacionais.


Um dos casos mais recentes que repercutiu na imprensa internacionall foi o caso de Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada a pena de morte por apedrejamento sob acusação de ter mantido relações sexuais “ilícitas”, após ter-se tornado viúva.


A sentença de Sakineh foi suspensa, mas lembra seu advogado, que por acaso é o mesmo de Ebrahim, a sentença pode ser retomada a qualquer momento. Segundo as Nações Unidas, em 2009, mais de 380 pessoas foram executadas no Irã.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS