Arquivo

Qual a hora certa de terminar um relacionamento?

Redação Lado A 24 de Agosto, 2010 16h11m

COMPARTILHAR


Nem sempre o amor basta. Ciúme, traição, xingamentos e violência. A realidade de muitos relacionamentos parece sair do romance e entrar no drama. Qual a hora certa de abandonar o barco do amor e ignorar um sentimento tão forte que faz a gente pensar que tudo vale a pena?


“Eu acho que é hora de terminar, quando acaba o respeito, quando nas discussões se falam palavrões e ofensas, daí acho que é hora de terminar, afinal, na minha opinião, o respeito é a base do relacionamento, ele vem antes do amor!”, explica Marli Palugan, 37 anos, naturoterapeuta, de Curitiba. Para o administrador Felipe, 27, de Florianópolis, o momento certo de terminar uma relação é claro: “quando te faz mal, é melhor terminar né? Eu sou assim pelo menos”, opina.

“Acho que não existe ao certo a hora de terminar. No entanto, quando alguns sinais vão se evidenciando, um distanciamento começa acontecer, a irritação e as discussões bobas se tornam mais rotineira que o riso. O companheirismo começa a falhar e cumplicidade deixa de ser natural”, sugere o leitor Junior, de 27 anos, publicitário de Curitiba que afirma que já terminou algumas relações com uma conversa franca.


Fica claro que a experiência ensina que não vale a pena insistir em relações em que uma das partes se torna infeliz ou mesmo onde o respeito já se foi. De nada adianta criticar o companheiro e destacar os momentos ruins. O amor deve ser construído a quatro mãos e os dois devem estar dispostos a perdoar e a respeitar o outro. A conversa sincera se mostra útil para perceber se ambos acreditam ainda na relação.


A hora certa de se terminar não existe, mas um caminho é a certeza de que é melhor salvar uma amizade a cair no desrespeito. Querer o bem da outra pessoa e o seu próprio é forma de dar continuidade a um amor que pode sobreviver ao distanciamento momentâneo e amadurecer de diversas formas. Dar um tempo ou terminar podem ser provações importantes para perceberem o valor do outro e restabelecer laços de respeito e admiração.  


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS