Arquivo

Defesa pessoal é uma das novidades da volta às aulas da Escola Jovem LGBT em Campinas

Redação Lado A 11 de Agosto, 2010 20h48m

COMPARTILHAR


A primeira escola brasileira voltada a lésbicas, gays, bissexuais e transexuais, localizada em Campinas, São Paulo, volta das férias com diversas novidades, como aulas de defesa pessoal. Para os coordenadores da escola, esse tipo de abordagem é como uma necessidade para a “sobrevivência urbana”. Com uma longa experiência em ninjutsu, o lutador Paulo Claro procurou a escola para oferecer seus serviços ,após tomar conhecimento do grande número de casos de agressão aos homossexuais no país.


De acordo com o diretor da escola, Deco Ribeiro, a preocupação se apóia na fragilidade dos gays que o senso comum prega. A partir dessa hipótese, as aulas de Claro foram desenvolvidas especialmente para alunos homossexuais que queiram aprender golpes e técnicas de defesa pessoal como a imobilização.

“Muitos dos que atacam os homossexuais o fazem esperando uma fragilidade, como os que atacam mulheres. O que vamos ensinar é como escapar de agarramentos, como impedir de ser agredido e como controlar o nervosismo” declarou Claro, em release da escola repassada à imprensa.

Ao portal do jornal O Globo, o diretor da escola assegurou que a intenção da escola não é criar um grupo de lutadores para combater o preconceito. “É muito ao contrário disso. É uma idéia para os meninos fugirem das brigas e das “roubadas”. Muitos meninos e meninas saem na sexta e só voltam na segunda, ficam nas praças, nas boates. E a gente sabe que andam pelas ruas. Grande parte dos casos de homofobia acontece na rua. O objetivo é evitar essas “furadas”. É para o aluno não ficar nervoso, saber sair da provocação”, disse Deco ao jornal.

Além do curso de Defesa Pessoal, serão ministrados cursos de Criação de Fanzines, Dança e WebTV. O curso de defesa pessoal para LGBT é gratuito. Mais informações no site http://www.e-jovem.com. O projeto Escola LGBT é um ponto de Cultura do Ministério da Cultura e no semestre passado ofereceu entre diversas atividades um curso de Drag Queen.


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS