Arquivo

Soropositivos em tratamento morrem mais por problemas cardíacos

Redação Lado A 05 de Agosto, 2010 20h07m

COMPARTILHAR


Uma recente pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro confirmou outra pesquisa americana divulgada no início do ano em relação aos problemas cardíacos que portadores do vírus do HIV têm passado. O estudo brasileiro revelou que soropositivos cariocas têm morrido mais por problemas cardíacos do que por complicações comuns à AIDS.


“Tudo leva a crer que, se essa ainda não for uma realidade em todo o país, em breve será”, afirma Mauro Schechter, chefe do laboratório de pesquisas em AIDS do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ e um dos líderes do estudo.


Com base na pesquisa, a mortalidade dos portadores do HIV caiu entre os anos 1996 e 1999. No entanto, os fatores das mortes percebidos trouxeram surpresas ao grupo de pesquisadores. Segundo as certidões de óbitos dos pacientes analisados, fatores como diabetes, problemas renais e cardiovasculares obtiveram aumento desproporcional em relação aos pacientes não portadores.


No caso específico dos problemas de coração, os portadores do vírus tiveram um aumento de óbitos de 8% causados pelos problemas cardíacos, enquanto os não portadores tiveram crescimento abaixo de 1%. Segundo os especialistas, as drogas presentes em alguns medicamentos utilizados por pessoas soropositivas têm contribuído para o aumento desses males.


Outro ponto é o fato e o sistema de saúde focar o tratamento dos pacientes apenas em relação ao vírus e negligenciar a atenção para demais males da saúde. “O sistema de saúde não aproveita a oportunidade para tratar esse paciente como um todo”, disse Schechter em declaração, que também advertiu que uso de drogas ilícitas, álcool e cigarro são alguns dos vilões para os portadores da doença.


O infectologista Esper Kallás, da Universidade de São Paulo, se pronunciou a respeito de pesquisas desse segmento. “Estamos começando a conhecer os efeitos do vírus e dos remédios em longo prazo. Esses pacientes estão envelhecendo e as exigências da doença mudaram. Agora precisamos nos adaptar a isso”, declarou Kallás.


Embora os medicamentos tenham apresentado esse quadro de aumento de mortes por doenças coronárias, médicos não descartam seu uso pelos pacientes portadores do HIV, que por si só já causa aumento de infecções crônicas, pela baixa da imunidade, podendo causar problemas cardíacos.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS