Arquivo

GLAAD divulga ranking de personagens gays na TV americana

Redação Lado A 30 de Setembro, 2010 15h30m

COMPARTILHAR


Em 2008, apenas 2,6% dos personagens nas séries de TV exibidas nos EUA eram homossexuais. No ano seguinte, 3%. Já na nova temporada das séries aberta oficialmente na semana passada por lá, 3,9% dos personagens fixos são gays ou lésbicas. O registro é parte do trabalho da Gay & Lesbian Alliance Against Defamation (GLAAD) – Liga Gay e Lésbica contra a difamação, entidade não governamental que monitora, premia e contesta a participação de homossexuais na mídia estadunidense.


Este ano foram levadas em conta na pesquisa 84 produções para TV exibidas no país. Os programas: Running wilde, Hellcats, My dad says e Happy endings ganharam personagens gays. Os canais de TV líderes em exibição de personagens gays são a ABC, com 7,2%, e a Fox, com 5%.


O sucesso das séries Modern family, da ABC e Glee, da Fox, bem como True Blood , da HBO, entre outras com muitos personagens gays, mostra que a tendência é mesmo pela representação quantitativa compatível com a realidade e uma abordagem sem preconceitos. Sobre a participação dos personagens gays nas séries, o presidente da GLAAD, Jarrett Barrios, afirma:”não só reflete mudanças na cultura norte-americana como também mostra uma nova indústria na qual os criadores estão prestando atenção”.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS