Arquivo

05/09/2010 – V Parada da Diversidade de Florianópolis

Redação Lado A 08 de Setembro, 2010 19h46m

COMPARTILHAR


Com oito trios elétricos e mais de 100 mil pessoas (110 mil segundo estimativa da Polícia Militar), a quinta edição da Parada Gay de Florianópolis foi marcada por uma grande festa bem organizada, colorida e que fez jus ao tema deste ano: Abraçando a Diversidade. Muitas famílias e héteros completaram a festa de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgêneros na capital catarinense. Os turistas lotaram ao hotéis da região. Até o Sol apareceu e completou a festa linda.

Com tom politizado para os mais observadores, a Parada tinha mais gente comum do que “fantasiados”. Faixas e cartazes davam um tom político ao evento que não abriu espaço para palanque eleitoral, como se esperava para este ano de eleições. No final, os trios permaneceram próximo ao palco, servido de camarote para quem estava em cima deles. Um grande cartaz com a frase Homofobia Mata era acompanhado de um grupo de atores que se jogavam ao chão e permaneciam até a faixa se aproximar, dramatizava a realidade de que a cada 1,6 dia um homossexual é assassinado no país em razão de seua orientação sexual. Há um ano, Florianópolis conta com uma lei que pune atos discriminatórios contra homossexuais, aprovada pelo então vereador Tiago Silva, organizador da Parada da Diversidade.

No policiamento do evento estavam 200 policias militares, 50 deles à paisana, que garantiram que a festa ocorresse sem incidentes. Este ano, a Avenida Beira Mar norte foi interrompida em apenas uma de suas três das pistas e uma delas foi utilizada para convergir o trânsito da pista fechada, acabando assim com o problema que o evento causava no fluxo do trânsito da principal via da ilha. Grades foram colocadas entre as vias para garantir a segurança dos pedestres que chegavam ou saiam da Parada, que eram conduzidos a atravessar a Avenida Beira Mar Norte com o auxílio dos policias. Um helicóptero da polícia acompanhava a manifestação, dando assim suporte aéreo ao evento.

De longe, um banner gigante com dados do evento na fachada Beira Mar Shopping já chamava a atenção sobre a Parada. Floripa abraçou a Diversidade neste domingo, fazendo uma das paradas mais lindas do Brasil. O trio das casas, sobretudo o da Concorde, estavam lindos, mostrando que o investimento da cidade no evento não é apenas público mas também da iniciativa privada. Com lotação dos hotéis da região central próximo a 100% e estimativa de consumo de 5 milhões de reais apenas dos turistas vindos para a Parada, o evento se consagra como uma data importante no calendário da cidade e mostra que abraçar a diversidade, além de gesto de humanidade, pode ser sim um bom negócio. Que digam os ambulantes, que eram em grande número no evento e ofereciam de gravatas do arco-íris a drinques alcoólicos.

As fotos grandes entram no ar nesta sexta-feira.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS