Arquivo

Ministro afirma que motivação dos atos violentos de sérvios esta semana é política

Redação Lado A 14 de Outubro, 2010 19h43m

COMPARTILHAR


Um país à beira do colapso político é o que expressam as notícias acerca da Sérvia na imprensa internacional. Dois incidentes chamaram a atenção do mundo para o pequeno país outrora parte da Iugoslávia que na década de 90 foi ainda palco das sangrentas guerras da Bósnia e do Kosovo. A violenta agressão contra a Parada do Orgulho Gay no último domingo e as cenas bárbaras de torcedores sérvios em jogo de futebol na Itália na mesma semana são apontados como ações orquestradas por forças políticas infiltradas no país, ainda remanescentes das guerras dos anos 90 e contrários a democratização da Sérvia.


“Alguém quer demonstrar que a Sérvia não está nem pronta nem madura para entrar na Europa”, afirmou o ministro do Interior, Ivica Dacic, à rede TV B92 após os incidentes. Os nacionalistas do país ainda reivindicam a região do Kosovo e promovem o ódio aos albaneses, como vistos no jogo de futebol Itália x Sérvia na última terça-feira. Conhecidos como nacionalistas e neonazi, 3 mil torcedores teriam sido financiados para ir à Gênova tumultuar o evento que foi encerrado por falta de segurança e pode acabar com a expulsão da seleção do país da Copa da UEFA e ainda em pesada multa ao país.


Para o ministro, há um grupo financiando a barbárie, inclusive contra a Parada gay de Belgrado que terminou com mais de 150 feridos após confronto entre a polícia e manifestantes munidos que coquetel molotov e pedras. “A Sérvia está à beira de uma guerra civil, enfrentamos sérios problemas sociais e as pessoas irão em número cada vez maior às ruas para protestar”, afirmou o grupo neo-fascista Dveri, contrários à entrada do país na União Européia, em comunicado.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS