Arquivo

Jogador da seleção de futebol da Alemanha pede para gays saírem do armário

Redação Lado A 10 de Novembro, 2010 14h15m

COMPARTILHAR


O atacante Mário Gómez, 25 anos, do time Bayern de Munique e da seleção da Alemanha afirmou para a revista Bunte desta semana que os amigos de profissão deveriam sair do armário para jogar sem esse “peso”. “A homossexualidade já não é nenhum tema tabu, temos um ministro de exteriores (Guido Westerwelle) que é homossexual e o prefeito de Berlim (Klaus Wowereit) que é também gay, por isso que os jogadores profissionais que o sejam deveriam assumir”, defendeu o atleta.


Na Alemanha, apenas um jogador de futebol assumiu sua homossexualidade publicamente até hoje. Marcus Urban, nos anos 90, era considerado um atleta promissor e atuava no clube Rot-Weiss Erfurt, um clube de segunda divisão. Ele abandonou o futebol por pressão por causa da sua sexualidade. Em suas memórias, publicadas em 2007, ele pediu para que jogadores e técnicos saiam do armário para diminuir a homofobia no futebol. Hoje, aos 36 anos, o jogador faz parte de um time voltado para gays, o Startschuss.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS