Arquivo

TESTE DO HIV: 54% dos leitores se testaram em 2010

Redação Lado A 20 de Janeiro, 2011 17h02m

COMPARTILHAR


Em 2008, perguntamos aos leitores quem já tinha testado para saber se tem o vírus HIV e 40% afirmaram que nunca fizeram o teste na vida. De dois anos para cá, muita coisa mudou. Resolvemos então perguntar quem havia feito o teste no ano passado. Para a nossa surpresa, 54% dos leitores fizeram pelo menos uma vez o teste em 2010. Mas tudo indica que muitos ainda não encararam o vírus da AIDS de frente.


Infelizmente, a AIDS anda crescendo entre os mais jovens gays, por isso de nossa insistência no assunto. Dado que o uso do preservativo não se dá em TODAS as relações sexuais com a maioria das pessoas, dados de outra pesquisa nossa, é curioso que as pessoas não saibam a sua sorologia. Por isso, estamos encampando a idéia de que todas as pessoas sexualmente ativas devem fazer ao menos uma vez o teste, principalmente se passaram por uma situação de risco (transaram sem o preservativo).


Entre os que não se testaram em 2010 estão 46% dos nossos leitores. Se transaram TODAS as vezes com camisinha, inclusive no sexo oral, não há necessidade mesmo de um teste regular. Mas o ideal é uma vez por ano se submeter a testagem, que é gratuita. 43% dos leitores fizeram isso. E 11% se testaram mais de uma vez no ano passado. Dando positivo ou negativo, a pessoa deve passar a adotar a camisinha em TODAS as suas relações, mesmo com parceiro fixo ou namorado.


Para fazer o teste, basta procurar um CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) que conta com apoio e orientação psicológica antes e depois do resultado ou um posto de saúde. O teste é sigiloso, o resultado é só seu. Veja no site http://www.aids.gov.br/ o CTA mais próximo de você!

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS