Arquivo

Governador do Rio volta atrás e diz que policiais gays não podem ir em parada gay fardados

Redação Lado A 18 de Maio, 2011 19h49m

COMPARTILHAR


Na segunda, o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou durante o lançamento da campanha Rio sem Homofobia que gostaria que os policiais e bombeiros cariocas que fossem homossexuais participassem da Parada Gay de uniforme ao lado de suas viaturas. A declaração, que soou como uma autorização, foi reformulada pelo governador, depois que foi informado pelo comando da Polícia Militar, de que é proibido o uso de uniformes em folga e sem autorização.


O mal estar fez o governador voltar atrás e declarar que não autorizou mas que expressou um desejo. Já o coronel Mário Sérgio Duarte, comandante da PM do RJ, afirmou: “Conforme o regulamento, não é permitido que um membro da corporação participe, em sua folga, de qualquer evento civil fardado. A PM sempre foi marcada pela virilidade, e o policial irá promover seu trabalho de forma viril. Caso o policial seja escalado, irá fazer seu trabalho da melhor forma, seja na Parada Gay ou em outro evento. Há uma democracia e não se levantam questões sobre a orientação sexual de cada um dos policiais, seja homem ou mulher”.


O governador se manifestou novamente sobre o assunto nesta quarta-feira, durante a inauguração da Unidade de Polícia Pacificadora do Morro de São Carlos: “Não é uma determinação ou um decreto do governador. É o exercício da cidadania. Se não permitem, então não vão, se essa é a regra atual. Não é uma discussão para ser levada dessa maneira”, disse Cabral, recuando de sua declaração.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS