Arquivo

Em nota, Associação cancela shows de encerramento da 15ª Parada do Orgulho LGBT de SP

Redação Lado A 24 de Junho, 2011 19h21m

COMPARTILHAR


Nesta quinta feira, a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT), emitiu nota de cancelamento do show de encerramento da 15ª Parada do Orgulho LGBT de SP que aconteceria após a marcha, neste domingo, no Vale do Anhangabaú. Uma das atrações seria uma esperada apresentação da cantora Wanessa.


Após a PM de São Paulo alegar que não terá contingente suficiente para fazer a segurança do evento, a entidade tentou transferir os shows do local ou ainda contratar segurança particular mas a prefeitura não quis arcar com a conta. A entidade preferiu então cancelar o evento e alega que os shows já estavam no projeto inicial do evento e que o evento era estratégico para que as pessoas dispersassem mais tranquilamente e desocupassem a Avenida Paulista e entornos.


Veja a nota abaixo:
 


CANCELAMENTO
Nota de esclarecimento: show de encerramento da 15ª Parada do Orgulho LGBT de São
Paulo está cancelado


Cantora Wanessa seria a atração. Prefeitura alega não ter verba suficiente para infraestrutura, enquanto PM afirma não dispor do contingente necessário.
23/06/2011


A APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo) lamenta anunciar o cancelamento do show de encerramento da 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. A atividade estava programada para ocorrer neste domingo, 26 de junho, às 19 horas, no Vale do Anhangabaú, com apresentação da cantora Wanessa.


A decisão de suspender o show partiu da Prefeitura da Cidade de São Paulo, através da empresa São Pulo Turismo S/A (SPTuris), que alegou não dispor de verba suficiente para financiar a infraestrutura necessária. Outra justificativa foi dada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, que afirma não ter o contingente adequado para garantir a segurança do público.


A APOGLBT salienta que o show constava no projeto inicial da 15ª Parada do Orgulho LGBT, apresentado aos parceiros e autoridades em 30 de março deste ano. O objetivo da realização era atender a demanda dos participantes, que reivindicam por um encerramento oficial da manifestação. Além disso, o show foi considerado uma estratégia importante para facilitar a dispersão do público e a desobstrução da Avenida Paulista e Rua da Consolação, segundo a própria PM.


Os organizadores foram informados sobre a possibilidade do cancelamento somente na última sexta-feira (17). Ao longo desses últimos dias, a diretoria da Associação dialogou com as diferentes instâncias, a fim de viabilizar uma alternativa para a realização da atividade. As tentativas visavam cumprir a expectativa dos manifestantes, respeitar o excelente relacionamento estabelecido com toda equipe da cantora e o contrato com a empresa Hypermarcas, detentora da marca de preservativos Olla, que patrocina parte do cachê da artista. Porém, todas as sugestões propostas pela Associação foram descartadas por Prefeitura, SPTuris e PM.


A resposta definitiva sobre o cancelamento do show foi anunciada à diretoria da APOGLBT no início da noite desta quarta-feira (22).


Tanto a APOGLBT, quanto a empresa Maná – responsável pela produção executiva e captação de recursos do 15º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo –, pedem desculpas ao público e demais envolvidos, incluindo a imprensa, que prestativamente auxiliou na divulgação do serviço.


Também desejam agradecer à simpatia e disposição da cantora Wanessa, assim como de sua produção, que desde o início da negociação foi muito solícita e preocupada em contribuir para a principal causa da Parada, que é a promoção da cidadania, dos direitos humanos e a inclusão da população LGBT na sociedade brasileira.


Agradece também especialmente à Hypermarcas que, mesmo estando ciente do cancelamento, não cancelou o patrocínio. Esta iniciativa deve ser louvada e reforça o comprometimento da empresa com o respeito à diversidade. Em conjunto com seus representantes, a diretoria da Associação estuda a melhor forma de honrar o compromisso com a marca Olla.


Com o cancelamento, a programação de domingo tem a sua finalização marcada para as 18 horas, quando o último trio elétrico deve chegar à Praça Franklin Roosevelt, conforme estabelecido pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre a APOGLBT e o Ministério Público do Estado de São Paulo.


Para mais esclarecimentos, a organização dispõe o e-mail paradasp@paradasp.org.br e o telefone (11) 3362-8266.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS