Arquivo

Ministério da Saúde diminui idade para doar sangue; Faz média mas mantém restrição a gays

Redação Lado A 15 de Junho, 2011 18h16m

COMPARTILHAR


O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira uma nova portaria que regula quem pode e quem não doar sangue no país. Segundo a nova portaria, maiores de 16 anos estão aptos a serem doadores, desde que autorizados pelos responsáveis legais. A nova portaria inclui ainda uma proibição expressa do preconceito no atendimento em razão da orientação sexual e diz que ser homossexual, heterossexual ou bissexual não é critério de exclusão, porém, continua valendo a regra que rejeita a doação de sangue para quem fez sexo com pessoa do mesmo sexo no período de 12 meses. Ou seja, homossexuais e bissexuais sexualmente ativos, mesmo que tenham tido um único parceiro, não podem doar.


“Não deverá haver, no processo de triagem e coleta de sangue, manifestação de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça, cor e etnia”, afirma o documento do Ministério da Saúde distribuído aos hemobancos junto com a nova norma.


“Todos os nossos estudos recentes ainda mostram que o risco de homem que fez sexo com homem é 18 vezes maior de ter infecção pelo HIV do que a população que não tem esse tipo de atividade sexual. Esse risco aumentado faz com que se exclua homens que tenham feito sexo com homem nos últimos 12 meses”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o lançamento da nova medida, no Dia Mundial do Doador de Sangue.


Há outras proibições na portaria, como quem fez tatuagens ou já teve doenças como hepatites ou sífilis. Heterossexuais que tiveram mais de um parceiro no último ano também são considerados não aptos para doar, homossexuais, porém são excluídos se tiveram ao menos um.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS