Arquivo

Católicos se unem para tentar impedir reconhecimento do casamento gay no Reino Unido

Redação Lado A 12 de Março, 2012 19h07m

COMPARTILHAR


No Reino Unido, 2500 igrejas leram uma carta na qual a Igreja Católica pede para que os fiéis preservem o que, para eles, é o “verdadeiro significado do casamento”. Reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo, de acordo com os religiosos, mudaria “a natureza”, rebaixando-o a um mero compromisso entre duas pessoas.

Assinada pelo arcebispo Vincent Nichols, chefe da Igreja Católica na Inglaterra e no País de Gales, e pelo arcebispo do distrito de Southwar em Londres, Peter Smith, a carta solicita que os católicos “façam tudo o que podem para garantir que o verdadeiro significa do casamento não se perca para as gerações futuras”.

A expectativa do primeiro-ministro conservador, David Cameron, é de que o casamento entre pessoas do mesmo sexo seja legalizado até o final do seu mandato, em 2015, o que não implica em realizações de cerimônias religiosas. Segundo uma pesquisa de opinião do Sunday Telegraph, 45% dos britânicos apoiam a medida, 36% estão contra e 19% estão indecisos.

No ano de 2005 o Reino Unido legalizou as uniões entre pessoas do mesmo sexo, dando direitos legais aos casais homossexuais, contudo, a lei não autoriza que estas uniões sejam chamadas de “casamento” e nem concede os mesmos direitos como, por exemplo, a adoção do sobrenome do companheiro.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS