Arquivo

Facebook censura página de ONG por causa de foto de perfil com beijo gay

Redação Lado A 23 de Março, 2012 22h34m

COMPARTILHAR


Uma ação da ONG Associação Cultural Visible Madri na rede social Facebook já está conseguindo dar visibilidade a arte gay de Madri. Uma foto do renomado artista espanhol Juan Hidalgo, colocada no perfil da fanpage “Arte gay busca casa”, foi apagada do site por violar o Código de Ética do Facebook, que afirma: “não devem ser postadas imagens de natureza sexual ou que se referem a assuntos delicados”.

Pablo Peinado, criador da ONG, lamentou a retirada da foto que já foi exibida em diversos museus do mundo. A foto foi cedida ao grupo para ajudar na captação de recursos para elaborar um vídeo com obras de 400 artistas de todo o mundo.

O Facebook por sua vez se manifestou dizendo que ainda estuda a razão do sumiço da foto e não descarta que a imagem tenha sido apagada por um erro no sistema ou por falha na avaliação do conteúdo.

O site é comumente acusado de pregar a censura em excesso. Isso acontece porque as pessoas que cuidam da verificação das denúncias de abuso de conteúdo são oriundas de diversas culturas e possuem um grande volume de tarefas para decidir em pouco tempo se são excluídas ou não. Apenas outra pessoa faz a confirmação da decisão, enquanto o assunto deveria ser discutido em um grupo capacitado.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS