Arquivo

Lésbica é consagrada bispa da Igreja Luterana na Suécia

Redação Lado A 14 de Março, 2012 21h18m

COMPARTILHAR


Nesta semana, a Igreja Luterana garantiu que Eva Brunne, assumidamente lésbica, fosse ordenada como bispa, se tornando a primeira LGBT a atingir tal posto na Suécia. Eva tornou-se episcopisa da diocese de Estocolmo. De acordo com a imprensa local, ela vive em “parceria registrada” com outra mulher. A “parceria” é equivalente à união civil entre pessoas do mesmo sexo na Suécia, e o procedimento era utilizado antes da legalização do casamento igualitário, o que ocorreu neste ano no país.

A porta-voz da episcopisa, Annika Sjoqvist Platzer, afirmou não saber da existência de outras lésbicas assumidas que já tenham atingido o episcopado em igrejas de outros países. Contudo, o porta voz da Igreja Unida de Cristo, J. Bennett Guess, dos EUA, relatou que a instituição possui vários gays e lésbicas ocupando a posição de “ministro da conferência”, um cargo similar ao de bispo, em diversos países. Eva, foi eleita episcopisa de Estocolmo em Maio de 2011, mas só recebeu a titulação oficial agora.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS