Arquivo

Possível gel anti-HIV apresenta resultados positivos em estudo em sexo anal

Redação Lado A 06 de Março, 2012 20h34m

COMPARTILHAR


O novo produto ainda precisa passar por outros testes mais abrangentes antes de ser lançado no mercado, mas o gel contra o HIV, foi tido como seguro após a primeira fase de testes. Trata-se do Tenofovir, antirretroviral já utilizado na forma de comprimidos ou de gel vaginal. O microbicida, como é chamado, é uma tentativa da medicina para reduzir a transmissão do HIV pelo sexo anal.

O produto é uma nova versão do gel vaginal, porém, com menos glicerina, o que o deixa mais adaptado para o ânus, tendo em vista que, sem proteção, o risco de transmissão do HIV pelo sexo anal é até 20 vezes maior que pelo sexo vaginal em razão da maxivascularização da região.

O estudo para comprovar a eficácia do gel foi feito com 65 mulheres e homens dos EUA. Uma parcela deles usou o gel e outra outros produtos para fins de comparação e efeito placebo, penas 18% dos participantes apresentaram efeitos colaterais significativos.

“Os resultados mostram que a versão adaptada ao reto do tenofovir foi muito mais bem tolerada do que a fórmula vaginal, quando usada no reto”, concluiu Ian McGowan, da Universidade de Pittsburgh, um dos responsáveis pelo estudo clínico.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS