Arquivo

Aluno gay processa escola por proibição de uso de camiseta com escrito Jesus não é homofóbico

Redação Lado A 10 de Abril, 2012 00h26m

COMPARTILHAR


Maverick Couch, de apenas 17 anos, aluno de uma escola de ensino médio em Waynesville, no estado norte-americano de Ohio, está processando o colégio em uma corte federal por que o diretor o proibiu de usar uma camiseta com a escrita: “Jesus não é homofóbico”. A peça foi considerada inapropriada pelo diretor, que o ameaçou de suspensão, caso não tirasse a camiseta.

“A escola deve ser um lugar em que os estudantes se sintam seguros e à vontade, um lugar onde todos os estudantes possam aprender e aceitar uns aos outros. Quando esses direitos são desrespeitados não é certo”, disse o estudante para o canal WBTV.

O incidente aconteceu repetidamente desde o ano passado, quando o estudante, que é gay assumido, foi impedido de usar a camiseta no Dia do Silêncio, que este ano será comemorado em 20 de abril. Durante o evento, comunidade LGBT lembra as vítimas da homofobia e alunos e simpatizantes usam camisetas sobre o tema em todo o país. O diretor que chegou a afirmar que “a mensagem na camiseta do estudante tinha conteúdo sexual, indecente e inapropriado para a escola” e que a polêmica, segundo ele, retira o ambiente educativo da escola, sua principal preocupação.

Na ação movida pelo estudante, ele evoca a primeira emenda constitucional dos EUA, sobre liberdade de expressão. O diretor da escola não comentou o processo e disse que ainda não foi notificado sobre o mesmo. A secretaria de Educação da região autorizou que o aluno use a camiseta no próximo dia 20, depois que o grupo Lambda manifestou seu apoio ao aluno. A entidade emitiu comunicado afirmando que o garoto deveria ter seu direito de expressar quem é todos os dias do ano.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS