Arquivo

Comunidade gay reage a venda de livro de pastor homofóbico pela Avon que emite nota

Redação Lado A 12 de Abril, 2012 19h42m

COMPARTILHAR


O militante gay Sergio Viula e seu companheiro Emanuel Façanha da Silva, do Rio de Janeiro, ficaram indignados ao verem que livros do Pastor Silas Malafaia fazem parte do catálogo da empresa Avon, famosa por atuar no ramo dos cosméticos e de venda porta em porta. Eles encaminharam reclamações para a empresa tanto no Brasil quanto nos EUA, dizendo que a Avon ajuda a financiar a homofobia ao revender produtos de tal pastor. Silva, que é maquiador profissional, pediu também seu desligamento do cadastro da empresa, do qual era revendedor dos produtos.

E eles não estão sozinhos. Nas redes sociais, cresce a indignação do apoio da empresa ao pastor evangélico que prega o preconceito aos homossexuais. Em seus programas de TV, Malafaia diz que os gays querem direitos especiais e os compara a pedófilos e a quem faz sexo com animais. Nos livros vendidos pela Avon, alguns retratam o tema e mostram a opinião preconceituosa do religioso que enfrente um processo ajuizado pelo Ministério Público de São Paulo por apologia a violência contra os homossexuais.

A Avon nasceu de um livreiro que dava perfumes de brindes, um dia, ele mudou de ramo e passou a vender tais fragrâncias e depois produtos de beleza.  A empresa respondeu a um pedido de comentário da Lado A, por meio da empresa que cuida das mídias sociais da Avon no Brasil:

“A Avon tem como um de seus mais importantes pilares o respeito à diversidade, em todos os seus aspectos, e busca atender de forma ampla e democrática aos consumidores de mais de 100 países, oferecendo uma ampla variedade de cosméticos e outros produtos – entre eles os livros -, para atender à pluralidade de preferências, ideias e estilos de vida.

No que se refere aos livros, oferecemos títulos já consagrados pelo público que espelhem essa diversidade, ainda mais forte em um país multicultural de dimensões continentais. Entendemos que não nos cabe questionar posicionamentos religiosos, políticos ou ideológicos dos autores dessas publicações, mas estamos sempre atentos a opiniões e pontos de vista como os seus, que serão considerados por nossa equipe para aperfeiçoar nossa seleção. Agradecemos por compartilhar sua opinião conosco.”

Perguntamos também se era cogitada a retirada dos livros da editora do pastor dos catálogos de venda da empresa ou se poderiam nos informar o volume de livros comprados da mesma editora, mas não tivemos acesso a estas informações. Há ainda na internet uma campanha que propõe boicote aos produtos da empresa e outra iniciativa que deseja criar uma abaixo assinado para que a Avon deixe de vender os produtos do pastor homofóbico.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS