Do blog do Johan aos 6 anos da Lado A

Nos aniversários da revista nos anos anteriores, sempre falei do projeto da Lado A. Como ele nasceu, nos tempos de faculdade, dos prêmios que recebemos ao longo das edições. Mas nunca escrevi muito sobre o “trabalho” precursor de tudo, o Blog do Johan (www.johan.blig.com.br) que ficou por três anos no ar. Comecei em 2002, depois de terminar um namoro de pouco mais de um ano. Foi meu primeiro namoro sério, e de alguma forma, eu comecei a escrever e a relatar a minha vida. Era uma forma de restaurar a minha auto estima destruída e ao mesmo tempo me exibir e mostrar para o ex que eu estava bem… uma coisa meio Luiza Marilac na piscina.

Naquela época, poucos eram os blogs com vida real, em que se falava e se escrevia abertamente, sem papas ou sem abrir mão do anonimato. E o blog era um sucesso e que chegava a ter 8 mil visualizações por dia. Hoje, a Lado A tem um pouco mais do que essa média. Como não havia nem redes sociais e nem muitos sites gays, o povo caía no blog e voltava. No Blog do Johan, eu falava de tudo e mostrava foto para comprovar. De preconceito, de paqueras, de amigos, fofocas, de modelos bonitos… tinha até cobertura de baladas. Mas o Blog era, do Johan, pessoal e eu postava até foto dos pegas, falava das minhas aflições de pós adolescente, de quem eu gostava, de quem eu não gostava. Era um blog.

Um dia eu dei cabo da página pois as pessoas sabiam demais da minha vida. Estava virando um ser virtual e a intimidade com as pessoas passava obrigatoriamente pela página. Eu viajava, conhecia pessoas, arrumava namorados, tudo por meio ou por causa do blog.

Nem todo leitor da Lado A passou pelo blog, então eu precisava explicar aqui a importância do DJ Edgar Hernandes na capa desta edição de 6 anos. Edgar era dono de um fotolog chamado Gurizao. Ele era o muso do Blog do Johan e se tornou o rei do Fotolog. Para a Lado A #01, ele já havia sido convidado a sair na capa mas foi preciso 6 anos para que desse certo esse convite, já que antes ele havia abandonado a carreira de modelo, queria o anonimato novamente e hoje ele é DJ e voltou a fotografar. Outro ícone dos tempos do blog é o urso de pelúcia que o Edgar segura na capa do editorial de moda “Boy Gone Wild”. O Urso Guto era o mascote do blog e ia pra balada, às vezes, comigo. Ele tinha até um blog próprio onde eu postava montagens toscas do urso pelo mundo, como o gnomo do filme Fabuloso Destino de Amelie Poulain. No Blog do Urso Guto eu escrevia textos ácidos com críticas sociais e piadas politicamente incorretas, sob o pseudônimo do urso.

Existe um site chamado Wayback Machine e ele guarda páginas antigas. Revendo o meu blog de 9 anos atrás, percebi que já tínhamos botão de “curtir”, chat dentro do site, vários memes, comentários, perfil, fotos, links dos sites amigos… era quase uma rede social. #ficaadica

Foi muito bom reviver essa fase importante para mim e para muitos dos leitores. O próximo editorial provavelmente não serei eu quem assinará. Assim como se fecha este ciclo na história da Lado A, precisarei me ausentar para buscar novos rumos, novos desafios. Eu não deixo a Lado A mas estarei mais uma vez me dedicando a novos vôos. Persistência sempre foi uma qualidade minha e às vezes conseguimos, como a capa desta edição. Estamos lançando novos projetos pela Lado A e esperamos contar com a sua força, sempre.

Texto publicado no editorial da Lado A 41 – Edição Especial de Aniversário de 6 anos da revista

Foto: Rodrigo Orion (na Bass, Curitiba 2003)

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa