Casal gay de Curitiba consegue paternidade dupla de filho adotivo

Alyson, de 11 anos está feliz da vida. Talvez não mais do que Toni Reis, 48, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e seu companheiro David Harrad, 55. Hoje, a família recebeu um documento importante: a certidão de nascimento de Alyson, constando o nome de seus dois pais.
 
A Lado A conversou com Toni Reis que ia para casa se encontrar com seu esposo. “O David chorou quando recebeu o documento”, contou Toni que afirmou ainda em tom de brincadeira que “foi a mais longa gestação da história”. Foram 7 anos desde que o casal, juntos há 23 anos, decidiu adotar uma criança. Na primeira tentativa, no Paraná, o Ministério Público se posicionou contra a adoção de uma criança que não fosse do sexo feminino e maior de 10 anos de idade. Alyson, filho do casal, chegou há apenas três anos, depois que uma juíza carioca aceitou o pedido dos dois, por meio da Justiça do Rio de Janeiro. Na ocasião, Alyson foi indicado pela própria juíza ao casal que protamente se encantou com o menino extrovertido e inteligente.
 
Pai coruja, Toni contou ainda que seu esposo foi convidado a ir a escola do filho para que Alyson recebesse uma menção honrosa por ser desempenho acadêmico. Em casa, Toni é o “pai” e David, que e britânico, é o “daddy”. O casal pretende adotar uma menina nos próximos anos. 
 
Toni e David tentam há quase um ano a conversão da união estável dos dois em casamento. Os dois entraram com um pedido por meio de um advogado para conseguirem celebrar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, inédito em Curitiba. Na próxima semana, um casal de mulheres será o primeiro casal gay da cidade a se unir civilmente com o título de casamento. Até o momento, os cartórios rejeitam os pedidos e é preciso entrar com ação na Justiça para garantir tal direito na capital paranaense. No caso de Toni, o pedido foi rejeitado pela Justiça depois de oito meses, que solicitou que os mesmo tramitem o pedido primeiro em um cartório. Agora, o cartório pede a validação da anulação do casamento de David com sua ex-esposa, há mais de 30 anos, na Inglaterra.
 
Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa