Arquivo

Elaborado por casal gay, personagem Garibaldo é destaque no debate presidencial americano

Redação Lado A 11 de Outubro, 2012 00h48m

COMPARTILHAR

TAGS


Na semana passada, dia 3, no primeiro debate na TV, o candidato a presidência dos EUA Mitt Romney sugeriu cortes na programação da TV pública dos EUA e disse amar o personagem Big Bird (Garibaldo, em português), do programa educativo Sesame Street (Vila Sésamo, no Brasil), mas que seria preciso “sacrificá-lo”. Obama passou então a usar o pássaro em sua propaganda, para pontuar a discordância entre republicanos e democratas. 

 
Enquanto Obama defende cortar o dinheiro do Exército, aumentar impostos para os mais ricos, botar dinheiro no sistema de saúde, cupons para alimentação e na Cultura; Romney quer um aumento no orçamento militar e cortes na área social. No debate, afirmou que a verba destinada à emissora pública PBS, que exibe o programa infantil “Sesame Street”, deve ser cortada. “Eu gosto da PBS, eu gosto do Garibaldo. Mas eu não vou continuar emprestando dinheiro da China para gastar nesse tipo de coisa”, declarou o republicano.
 
Big Bird ou Garibaldo, foi criado por Jim Henson, sua noiva, e o amigo designer de figurino e operador de fantoches Kermit Love, falecido em 2008 aos 92 anos de idade, depois de passar mais de 15 anos em uma cadeira de rodas. Aproveitando a deixa dos candidatos a presidência, o jornal Daily Beast entrevistou Christopher Lyall, 75 anos, viúvo de Love e que o assistiu na criação de Garibaldo, em 1961. Eles se conheceram em Londres, onde Lyall, que é neozelandense, ensaiava para um espetáculo. Ao ir visitar Love nos EUA nos anos 50, os dois não se separaram mais, até a morte de Love. Juntos, ficaram por mais de meio século. Garibaldo é fruto desta relação, já que os dois colaboraram para o desenvolvimento do personagem, desenhado por Henson.
 
Na entrevista, Lyall relembrou da visita que fez com seu esposo (e Garibaldo) à Casa Branca, nos anos 80, para a tradicional caça de ovos da Páscoa pelos jardins da residência mais importante dos EUA. “Onde ele ia, eu ia”, disse Lyall que não é muito fã de política e que lamenta o repentino interesse por Garibaldo: “É muito frustrante ter que observar os jogos e as mentiras da política”. Sobre o personagem, ele contou que Love era perfeccionista na produção e manuseio do boneco, que o esposo era uma pessoa íntegra e que nunca pensou no dinheiro, mas fazer um trabalho primoroso. “Era o bebê dele”, disse ele sobre o grande pássaro amarelo.
 
A fundação “Sesame Workshop”, que recolhe os royalties sobre os personagens e administra as criações de Henson, soltou nota dizendo que a entidade é não partidária e sem fins lucrativos, e pediu para ambos os candidatos pararem de usar os bonecos e o a marca Sesame Street. A Sesame Workshop alegou ainda que não endossa qualquer campanha ou candidato.
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS