Arquivo

EUA: Supremo decidirá sobre casamento gay em 2013

Redação Lado A 18 de Dezembro, 2012 19h44m

COMPARTILHAR

TAGS


A Suprema Corte dos Estados Unidos irá analisar no próximo semestre dois casos sobre uniões entre pessoas do mesmo sexo. Se decidir a favor, a mais alta corte do país poderá obrigar os legisladores federais a tomarem decisão sobre o casamento gay ou então decidir que o assunto deve ser discutido em cada estado e cortes locais.
 
O anúncio de que o Supremo acatou dois diferentes pedidos sobre o assunto ocorreu no início do mês e a decisão deverá vir ainda no primeiro semestre de 2013. As discussões começam já em Março.
 
O primeiro caso é sobre um recurso contra uma lei federal que proíbe os mesmo direitos a casais heterossexuais e casais gays, aprovada durante o governo Bush, chamada de Lei de Defesa do Casamento. O caso envolve uma lésbica casada no Canadá com sua companheira morta que foi cobrada a pagar imposto sobre um imóvel deixado de herança pela companheira.
 
No outro processo está o recurso dos defensores da Proposição 8, anulado pela Justiça estadual. A proposição aprovada em consulta pública proibiu o casamento gay que já havia sido instituído no estado em 2007, que define o casamento como uma união entre homem e mulher apenas. A Califórnia pode se tornar o 10º estado norte americano a permitir o casamento gay, se o Supremo manter a decisão de manter a decisão da corte constitucional federal.
 
Nos EUA, dos 50 estados, nove estados e a capital federal Washington permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas 30 estados possuem leis que proíbem estas uniões.
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS