Arquivo

Tragédia anunciada em um país tomado pela corrupção moral e impunidade

Redação Lado A 28 de Janeiro, 2013 15h08m

COMPARTILHAR

TAGS


O momento é de perplexidade e vontade de Justiça. Mais de 240 jovens mortos (até o momento) em incêndio na boate Kiss em Santa Maria, Rio Grande do Sul. A tragédia ecoa pelo mundo e dentro de nós causa um sentimento de revolta. Mortos pela fumaça, pisoteados, mortos pela irresponsabilidade alheia.
A casa não tinha alvará de funcionamento regularizado, maioria das vítimas era de 16 a 20 anos, ou seja, havia menores de idade no clube. Outras: o extintor não funcionou e fogos de artifício foram disparados contra uma estrutura altamente inflamável. Apenas uma saída de emergência. Mais público do que a capacidade máxima do estabelecimento. E uma sucessão de erros que aponta para uma tragédia anunciada.
Não tem como deixar de se revoltar. A impunidade é exemplo no país. Desde crimes cometidos por políticos até funcionários públicos que deveriam fiscalizar mas se corrompem por propina. Como a maior casa de eventos de Santa Maria funcionava sem alvará? Há a conivência das autoridades que agora tentam tirar o corpo fora. Se a coisa ficar feia, é só dizer que não sabia de nada. E o brasileiro se acostumou com isso, o que é mais triste, é ser passivo e conivente. Os governantes precisam se responsabilizar por quem colocam no poder e estes por seus subordinados. Cargos de confiança deveriam ser chamados cargos de responsabilidade, que deveria ser cobrada. Funcionário público deveria responder por seu trabalho, por produtividade e eficiência.
A corrupção é alastrada em nosso país e impacta diariamente em nossas vidas. Por isso falta equipamento, treinamento e profissionais aos corpos de bombeiros, falta gente para fiscalizar, falta educação preventiva e, ainda, meios para punir e cobrar a lei. Sem falar na saúde, segurança, educação, previdência entre outras áreas importantes. A legislação existe mas é parcialmente cumprida. Provavelmente em Santa Maria também existe uma máfia de propinas como em todo grande centro. Atrasa-se a liberação do alvará para cobrar por fora, o alvará precisa ser renovado a cada seis meses, expedem-se alvarás até determinado horário para cobrar propina para se fazer vista grossa depois de tal horário, paga-se por uma taxa extra de segurança noturna, dentre outras formas de extorsão, algumas legalizadas, outras não. E de onde vem o exemplo de corrupção maior e de impunidade: de Brasília.
E os empresários fazem obras irregulares depois de conseguir a autorização, compram projetos preventivos de incêndio e não os aplicam, se o equipamento de segurança expira ou quebra, não o repõem. Sabem que a casa não será fechada e no máximo ganharão um prazo ou advertência. É um jogo de cartas marcadas e quem perde é o consumidor. E o empresário que anda na linha e paga além de altos impostos, se adequa a todas as leis, precisa concorrer com aqueles que não fizeram o mesmo. É assim. O jeitinho brasileiro do empresário, somado ao jeitinho brasileiro (corrupção) do poder público, somados a incompetência, impunidade e desordem. Quase nada funciona no nosso país e quando funciona é moroso ou ineficiente. Tudo pode ser sempre melhorado mas precisamos ter um padrão mínimo do aceitável.
Prenderam um dos donos da boate Kiss e dois integrantes da banda. A banda diz que o que causou o incêndio foi um curto circuito, a casa culpa a banda. 180 corpos foram encontrados em um banheiro sem sinalização da saída de emergência. Vítimas sobreviventes dizem que os seguranças impediram a evacuação pois queriam cobrar as comandas, o dono nega. Sumiu o gravador das imagens da casa, o dono afirma que ele foi retirado há três meses para manutenção, a perícia suspeita que o equipamento foi arrancado recentemente. A polícia que era a responsável por fiscalizar, fechar a casa sem licença, agora investiga. Um comandante dos bombeiros chegou a sair em defesa dos donos da casa e dizer que o local era apto a funcionar… um absurdo.

A opinião pública é importante nesses casos, e esperamos que a Justiça, de sua forma mais republicana, seja feita. Mas não podemos esquecer de toda injustiça que passamos todos os dias, os outros casos absurdos, e a principal causadora de toda essa tragédia: a ineficiência do poder público (corrupto) em garantir, fiscalizar e trabalhar pelos nossos direitos.

Foto: Google Earth Street View

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS