E na tarde desta segunda-feira Curitiba foi surpreendida pelo protesto do Instituto Plínio Corrêa de Oliveira contra o casamento gay, apelidado de Cruzada pela Família. O mesmo grupo na semana passada fez um protesto semelhante na cidade de Maringá e Ponta Grossa. Na capital paranaense o local escolhido foi a Praça Tiradentes e havia mais de 30 participantes. O que eles não esperavam era uma reação rápida e organizada dos curitibanos.
Grupos anti facistas, lésbicas, gays e pessoas que passavam no local passaram a protestar contra a presença do grupo. LGBTs se beijavam, outros traziam cartazes acusando o grupo de facismo, e até brincadeiras criativas chamavam a atenção ao discurso retrógrado do grupo que trajava vestes militares e boinas, e traziam cartazes contra o casamento gay, aborto, e dizendo que os gays querem acabar com a família.
Um dos contra protestos mais criativos foi de uma menina usando máscara do filme V de Vingaça, do personagem revolucionário Guy Fawkes, adotada pelo grupo Anonimous mundialmente, com a placa “Esse bofe está fora de moda -> Jesus não aprova”. Em outra, um cartaz diz: “Não nos matem por causa DELES”. Por volta das 19h, a polícia chegou ao local e dispersou a multidão que já estava ficando alterada.
A foto acima foi gentilmente cedida pelo Gilberto Mendes da Perverts.