Arquivo

EUA: Washington pode ganhar museu de História LGBT Norte Americana

Redação Lado A 16 de Janeiro, 2013 22h13m

COMPARTILHAR

TAGS


O casal gay Tim and Mitchell Gold, magnatas do ramo de móveis, pretendem abrir um museu sobre a História LGBT Americana na capital dos EUA, Washington. Os dois já contam com um acervo de mais de 5 mil itens e buscam mais peças e outros financiadores para iniciar o projeto. 
 
Entre os itens da coleção, está um filme com a primeira parada gay da história, de 1970 em New York, um ano após a histórica Revolta de Stonewall, marco do início do movimento gay moderno. O violino do estudante Tyler Clementi, que se matou em 2010, depois que sua sexualidade foi exposta por um colega de quarto, em Nova York, também faz parte do acervo.
 
“Nós iremos mostrar a história americana, mas sobre a ótica das lentes da história LGBT”, adianta Tim, que lamenta que muito foi perdido em razão do preconceito das famílias dos primeiros ativistas. 
 
Ainda não há previsão de abertura do museu. Berlim e Nova York contam com projetos semelhantes, o primeiro voltado a história gay no mundo e o segundo voltado a artistas gays.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS