Der Eigene: Primeiro jornal gay foi lançado em 1896 na Alemanha

Der Eigene foi publicado em Berlim entre os anos de 1896 to 1932 por Adolf Brand que escrevia maior parte dos textos e poemas do informativo, considerado hoje a mais antiga publicação para o público gay. O título Der Eigene, ou “O próprio”, se refere à obra de Max Stirner, “Der Einzige und sein Eigentum” (O próprio e sua individualidade, 1844). No início o informativo era mais político e refletia a filosofia anarquista de Stirner, mas depois passou a apoiar o partido Social Democrata. 

O jornal era mensal, teria mais de mil assinantes que o mantinham e na década de 20 trazia poesia lírica, fotografia, desenhos e outras manifestações artísticas de uma cultura gay pujante. Nomes de peso como Benedict Friedlaender, Hanns Heinz Ewers, Erich Mühsam, Kurt Hiller, Ernst Burchard, John Henry Mackay, Theodor Lessing, Klaus Mann, e Thomas Mann, e artistas como Wilhelm von Gloeden, Fidus, e Sascha Schneider eram alguns dos contribuidores do jornal. 
 
Adolf Brand foi um formidável militante, fundando um pioneiro grupo gay e tirando do armário políticos da época, sendo preso por isso, ainda lutando pela retirada da homossexualidade do rol de doenças, isso quase 70 anos antes do movimento gay moderno e bem sucedido nascer nos EUA.
 
Apesar do clima libertário, o Paragrafo 175 do Código Penal alemão proibia o sexo entre homens desde 1871. Em 1903, a publicação foi processada pela censura mas saiu ilesa por conta da importância de seus escritores. O mesmo não aconteceu em 1933, quando o III Reich passou a perseguir os militantes dos outros partidos e comunistas, invadindo a casa de Brand e confiscando seus materiais, terminando assim com a história de “Der Eigene” e seu trabalho em prol da liberdade sexual. A história do jornal virou o livro “Der Eigene. Ein Blatt für männliche Kultur. Ein Querschnitt durch die erste homosexuellenzeitschrift der Welt”, de 1981, e muitos trabalhos de Brand foram republicados.
 
Preso diversas vezes e acusado de sodomia, durante a I Guerra Mundial Adolf Brand serviu e se casou com uma enfermeira. Eles morreram juntos em 1945, Brand aos 70 anos, durante um bombardeio dos aliados da II Grande Guerra contra Berlim.
 
Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa