Já está na internet o cartaz digital da II Parada Gay de Maringá que este ano tem como tema “Estado Laico & Transdespatologização”. O evento será no dia 19 de Maio e o cartaz do evento mais uma vez elaborado pela artista Elisa Riemer. No ano anterior, o cartaz do evento gerou grande polêmica por trazer a catedral da cidade, que tem uma torre em forma de prisma, sendo prefurada por uma luz que saía com as cores do arco-íris, imitando a arte da capa de um disco da banda inglesa Pink Floid. A receita da polêmica foi repetida este ano.
Cartaz da 2ª Parada LGBT de Maringá traz imagem da Catedral da cidade e Vênus transexual nua
Desta vez, a arte traz uma versão modificada do quadro de Sandro Botticelli, “O Nascimento de Vênus”, em que Vênus aparece com um pênis, indicando ser uma transexual. Na versão da artista, Vênus dá lugar a seu filho Hemafrodito. A arte conta ainda com montagem digital de inserções de partes outras obras. Ao fundo da imagem aparece a Catedral de Maringá, símbolo da cidade, que já gerou polêmica no ano anterior.
Segundo a autora do trabalho: “O cartaz da II Parada LGBT foi inspirado na história de Hemafrodito, que era filho de Afrodite e de Hermes. Ele representa a fusão dos dois sexos e não tem gênero definido. Reza a lenda que ele teria nascido um menino muito bonito, que se transformou em um andrógino quando se uniu à ninfa Salmacis. A proposta insere-se na temática da campanha internacional pela transdespatologização e, além disso, combate a transfobia, através dos personagens que representam: “A Repulsa” o “Conservadorismo” e a “Intolerância””. Para a artista, “A interpretação da arte é individual, a maldade está nos olhos de quem vê”.
Confira abaixo o cartaz do ano passado. O que você achou da produção deste ano?